Prestes a eleger a Deusa do Ébano que irá reinar no ano do cinquentenário do Ilê Aiyê, está confirmada para o dia 13 de janeiro (sábado), a partir das 20h, a 43ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. Assim como todo ano, o público deve comparecer mais uma vez em peso na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, para reverenciar esta que é uma das ações afirmativas mais significativas do bloco.
A 43º Noite da Beleza Negra é uma realização do Ilê Aiyê e Caderno 2 Marketing e Produções através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura com patrocínio de O Boticário, Salvador Shopping, Salvador Capital Afro – Prefeitura de Salvador, Companhia de Gás da Bahia, Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e SUFOTUR, e apoio da ITS Brasil, UNIFACS, TV Aratu, TVE Bahia e do programa Procultura Salvador.
Além da eleição da Rainha do Ilê Aiyê 2024, acontecerá no palco uma celebração de música, dança, arte e resistência, em busca de conservar os valores e as conquistas de tantas gerações que fazem o Ilê Aiyê ser hoje o que é. A proposta é fazer um espetáculo de música preta brasileira, que vai mexer com a memória e o coração de quem já tem uma forte conexão com o bloco.