Pelo 45º ano consecutivo, o Ilê Aiyê abriu seleção para compositores de todo o Brasil e no domingo (16) realiza a etapa final do Festival de Música Negra do Ilê Aiyê – Pássaro Preto o Cantador, elegendo seis canções que passam a fazer parte das apresentações do bloco afro mais antigo do Brasil.
A apresentação das finalíssimas será Senzala do Barro Preto (Curuzu), a partir das 14h, quando também haverá shows da banda de reggae Unidade Eu e Eu, Grupo Movimento e da anfitriã da casa, Band’Aiyê[foto].
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível.
Ao todo, são 17 canções finalistas, oito da categoria Poesia e nove da categoria Tema. As músicas da categoria Tema são inspiradas no tema do Ilê Aiyê para o Carnaval 2019: “Que Bloco é Esse? Eu quero saber”. Já as da Categoria Poesia são de livre inspiração. Durante o evento, enquanto as canções são apresentadas, os jurados têm o desafio de escolher as três melhores de cada categoria.
Shows – Quem for acompanhar e torcer na etapa final do Festival, vai poder curtir os shows da banda anfitriã da casa, Band’aiyê, da banda de reggae Unidade Eu e Eu e do Grupo Movimento. A ordem será assim: Unidade Eu e Eu abre a tarde; em seguida apresentações das músicas concorrentes do festival, intercaladas com apresentações da ala de canto do Ilê Aiyê, e depois show do Grupo Movimento para, então, chegar a hora mais esperada de anunciar os vencedores. Quem encerra a festa é a Band’Aiyê.
Entre os jurados, estão confirmados os cantores e regente da Band’Aiyê, Yana Marucha, Juarez Mesquita e Mario Pam, respectivamente, e o artista plástico Mundão, que assina a identidade visual do bloco. As canções vencedoras do festival já passam a ser a ser integradas ao repertório do Ilê Aiyê nos shows de verão e desfiles do Carnaval 2019.
O nome Pássaro Preto o Cantador, que batiza o festival de música do Ilê desde a sua primeira edição, é uma homenagem ao compositor Cesar Maravilha.
SERVIÇO:
45º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê
Quando: 16 de dezembro (domingo)
Horário: a partir das 14h
Ingresso: Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu
Entrada: mediante um quilo de alimento não-perecível