O Soterópolis, desta quinta-feira (24), destaca os 40 anos da música ”A Massa” de Raimundo Sodré e Jorge Portugal que foi composta na ditadura militar.
O programa exibe também uma reportagem sobre o filme ”Breve Miragem de Sol” do cineasta brasiliense Eryk Rocha, lançado no final do ano passado, além do destaque para as novidades da banda Suinga que completou 10 anos de carreira e lançou seu EP com 3 músicas inéditas no mês de julho. A exibição é às 22h, na TVE.
“A Massa” é um samba chula e foi um marco da música brasileira, quebrou paradigmas e influenciou comportamentos na época de sua estreia. Com refrão de Raimundo Sodré e letra de Jorge Portugal, a obra foi composta no período da ditadura militar. Foi apresentada pela primeira vez para plateia no Maracanãzinho durante o “Festival da Nova MPB 80”, da Rede Globo. A empatia com o público foi imediata e, na etapa final do concurso, o público já cantava toda letra da canção.
O filme nacional “Breve Miragem de Sol” estreou no Festival de Londres em outubro de 2019 e depois passou por Suécia, Portugal, Bahia, São Paulo e Rio. Vencedor de diversos prêmios, três deles só no Festival do Rio 2019, o longa é uma coprodução entre Brasil, França e Argentina. Dirigido por Eryk Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha, a história se passa pelas ruas do Rio de Janeiro e acompanha as vidas que se cruzam dentro de um táxi. Disponível no Globoplay.
A banda Suinga é conhecida por suas letras despojadas e irreverentes que brincam com o cotidiano de Salvador. Os integrantes do grupo experimentaram o nascimento e a explosão do movimento “axé music” na Bahia e com esta influência suas canções foram compostas. Seu estilo vai desde o “axé music”, pagode, arrocha, fricote, “samba-reagge” até ijexá, sempre fazendo releituras de estilos com um som bem agitado.
Serviço:
Programa Soterópolis
Quando: Quinta-feira (24), às 22h. Reapresentação: sexta-feira (25), às 19h e domingo (27), às 18h30
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline