Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, a Casa MAR – hub de cultura, influência e tecnologias criativas, promove a live ‘Pretas no Poder’ nesse domingo, dia 25 de julho.
O evento idealizado e produzido por mulheres negras, será transmitido no Canal do BuzzFeed Brasil, no Youtube, a partir das 16h.
A live contará com a presença de mulheres proeminentes em diversas áreas, como a jornalista Val Benvindo, a atriz Jeniffer Dias, a empreendedora Tamila dos Santos, a advogada e mestra em Direito Público, Camila Garcez e mediação da historiadora e transativista, Giovanna Heliodoro.
A live ‘Pretas no Poder’, além de apresentar inspirações para o público, tem como foco debater o lugar das mulheres negras nos espaços de poder, como a arte, a comunicação, o ciberespaço, a justiça/direito e os negócios.
“Ser mulher negra é enfrentar diferentes opressões e ao mesmo tempo, encontrar mecanismos para superar as desigualdades. Nosso objetivo é inspirar mulheres negras, compartilhando as nossas vivências e as ferramentas que utilizamos para nos fortalecer”, destaca Tamila dos Santos, CEO da Afroimpacto.
A atriz Jeniffer Dias, afirma que embora tenham um longo caminho a percorrer, as mulheres negras, tem mostrado diariamente o seu papel na formação do Brasil. “Com sangue nos olhos, enfrentamos discriminações, violências que a nossa sociedade nos impõe, e ainda assim conquistamos espaços de poder. Nós não estamos para brincadeira! ”, frisa.
O encerramento da programação será ao som da rapper Cronista do Morro[foto destaque]. A artista e compositora, revelação do hip hop baiano, que apresentará um pocket show com seu repertório forte, impactante e com versos que falam sobre a luta pela liberdade e sobrevivência.
CAPACITAÇÃO
Como parte do conjunto de ações, a Casa MAR, promove o Curso de Capacitação Profissional para Trancistas, realizado pela Afroimpacto, nas modalidades online e presencial. As inscrições iniciam no dia 25 e serão realizadas por plataforma virtual, e são ofertadas 45 vagas.
Sendo 15 disponíveis para pessoas iniciantes, com aulas presenciais a tarde, na parte técnica das tranças, e online para ensinar como montar o seu negócio. Além de 30 vagas para profissionais que desejem estruturar o seu negócio a partir das técnicas de empreendedorismo, com aulas online.
O curso é Ministrado por Tamila dos Santos – Afroimpacto; Ana Carolina Pinto – Afroimpacto e MAP; Monique Viana e Adriane Santiago – Afro Odara; Catarina Lima e Valéria Lima – VC Penteado Afro; e Fau ferreira – Afroempreendendo. Para participar, as mulheres devem se autodeclarar negras, indicarem que possuem disponibilidade para participar das formações e preencherem o formulário de inscrição. Todas as aprovadas receberão um aviso de confirmação da inscrição via e-mail cadastrado.
Para inscrição na Capacitação de Trancistas, acesse o LINK.
SOBRE AS PALESTRANTE
Val Benvindo
Jornalista de formação e produtora executiva. De 2008 a 2019 exerceu essa função no Bloco Afro Ilê Aiyê, desenvolvendo papel estratégico em eventos como Noite da Beleza Negra, Semana da Mãe Preta e os desfiles carnavalescos, além de shows e viagens. Assinou a produção executiva no Troféu ‘Dodô & Osmar’, no Prêmio Braskem de Teatro e na reinauguração do Teatro Castro Alves (2016).
Em 2016, Val também dirigiu, produziu e roteirizou o curta ‘Outra Face’, que conta a história da noite da beleza negra. Em 2017 assumiu a produção da carreira da jornalista e digital influencer Tia Má. Além disso, produziu “Na Rédea Curta – A peça”, fruto do canal homônimo do YouTube que narra o cotidiano de mãe e filho, dentro do universo baiano. Desde 2017 Val passou a integrar o trio de apresentadores da ‘Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê’. Atualmente apresenta a coluna “Meu nome é Val” no programa ‘Band Mulher’, do canal Band Bahia.
Jeniffer Dias
Atriz em movimento: que canta, dança, produz e dirige; recentemente finalizou a sua participação na segunda temporada da premiada série ‘Segunda Chamada’ da TV Globo como a motogirl Antônia. Nascida em Niterói, ela é produtora e uma das idealizadoras do ‘Projeto 111’, um movimento de resistência cultural (@centoeonze.projeto). Formada pela Escola de Atores Wolf Maya e pela Escola Sesc de Teatro, começou a sua carreira no elenco do programa de TV ‘Esquenta’ da TV Globo, ao lado de Regina Casé.
Depois emendou trabalhos na ficção: deu vida a personagem “Dandara” em ‘Malhação Vidas Brasileiras’ e a Luana na novela ‘Novo Mundo’, ambas produções da TV Globo. Protagonizou o curta-metragem ‘Carne’, de Mariana Jaspe. Depois foi Kátia na comédia romântica ‘Ricos de Amor’ da Netflix. Durante a Quarentena (em casa): dirigiu, produziu e protagonizou um filme que está em fase de montagem.
Tamila Santos
Assistente Social (UFBA), Especialista em Gestão Social (Instituto Amani) e Mestranda em Design (CESAR). Trabalha com diversidade, inovação e liderança há 10 anos. É fundadora e CEO da AFROIMPACTO, uma Escola Online de Afroempreendedorismo que impulsiona pessoas e negócios pretos.
Giovanna Hiliodoro
Historiadora, comunicadora, produtora e colunista do BuzzFeed. Símbolo da luta a favor da igualdade de gênero, ela aborda assuntos atuais e sociais, levando debates para as suas redes. Além de acumular mais de 109 mil seguidores no Instagram, a mineira é apresentadora do canal ‘Trans Preta’, no Youtube. Nele, ela compartilha as suas vivências em meio a transição, discute questões sociais, raciais e sobretudo ligadas a gênero e sexualidade. Além desses, ela também fala sobre beleza, entretenimento e gastronomia.
Camila Garcez
Camila Garcez, advogada, candomblecista, Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sócia do escritório MFG Advogadas Associadas, membro da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa OAB-BA.
REALIZADORAS
Casa MAR
A Casa Mar é um hub de cultura, influência e tecnologias criativas que tem como principais objetivos potencializar criatives – com foco em pluralidade e protagonismo negro e LGBTQIA+, sendo um espaço de conexão entre realizadores, público, marcas e oportunidades de negócio.
A partir de seleções, criatives de diferentes áreas passarão por um processo de incubação na Casa Mar e por formações interdisciplinares, com o objetivo de alavancar seus projetos e potencializar os seus negócios.
Pensado como um espaço onde a inovação e a arte são vivenciadas, praticadas e propagadas, o térreo da Casa MAR – localizada no bairro do Rio Vermelho, abriga um estúdio de podcast e espaço paisagístico; o primeiro andar traz um estúdio musical e galeria de arte; enquanto o segundo andar abriga um bistrô, coworking e espaço multiuso.
Toda estrutura da Casa MAR foi pensada para receber de forma completa, festivais de música e cinema, estreias de teatro, espetáculos de dança e festivais de gastronomia com todo o suporte para que esses eventos aconteçam e cheguem aos mais diversos públicos.
SOLOS
O foco da SOLOS é mobilizar pessoas para transformar a cadeia dos resíduos em todo Brasil. A empresa faz isso através de operações que facilitem o descarte sustentável das embalagens pós-consumo e contam essas histórias com afeto para influenciar a mudança de comportamento e gerar impacto na vida das pessoas até das tartarugas marinhas.
A SOLOS foi fundada oficialmente no início de 2018, mas o trabalho da startup começou desde 2016, quando Saville Alves e Gabriela Tiemy desenvolveram um projeto e o submeteram para um edital de pré-aceleração de negócios de impacto (Triggers).
Das 500 iniciativas inscritas, a SOLOS foi a única do Norte/Nordeste selecionada e as duas tiveram que tomar a primeira grande decisão como sócias, mudaram para São Paulo onde, após 7 meses, foram finalistas do programa. “Essa experiência foi fundamental para modelarmos o nosso negócio e ampliarmos a nossa visão de mercado, através do apoio de nossos mentores, grandes empresários e executivos do país”, conta Saville.
As duas jovens empreendedoras reconhecem que o universo das startups ainda é majoritariamente masculino, mas reforçam a expectativa para a transformação do mercado “Embora o mundo dos negócios ainda seja intimidador para nós mulheres, vemos a crescente presença das mulheres, especialmente como pequenas empreendedoras, pois o empreendedorismo nos permite ter flexibilidade e ocupar espaços de tomada de decisão”, comenta Gabriela.
Afroimpacto
Afroimpacto é um negócio social de educação que torna o empreendedorismo acessível para pessoas negras. Com o foco em orientar as marcas e empresas a construírem futuros inclusivos. Além de criar cursos e mentorias acessíveis para população negra.
Em dois anos, a Afroimpacto atendeu mais de 1158 pessoas de regiões diferentes do país. Além de ter produzido mais de 10 cursos e dois Festivais nacionais de Afro-empreendedorismo.
Para mais informações sobre live ‘Pretas do Poder’, curso de capacitação para trancistas, sugestões de pauta e entrevistas @casamar.art, @afroimpacto, @alimentosolos.