O cantor baiano Jef Rodriguez acaba de lançar o Spiritual EP, seu primeiro registro solo, onde, junto a RDD (Rafa Dias), produziu seis faixas com diferentes estados de espírito tanto em ritmo, quanto em poesia.
O hip-hop continua sendo o seu lugar de fala. Mas, dessa vez Jef percorreu caminhos estéticos e melódicos que trazem referências de afrobeat, samba, música jamaicana, trazendo participações de artistas como Tiganá Santana, Nêgamanda, CT (Caixa Baixa/ 1kilo) , DumDum Afolabi (Opanijé) e do baterista Thiago Trad, confirmando uma obra diversa.
Jeferson Rodrigues Barbosa é MC (vocalista e compositor) e sócio fundador do OQuadro, banda que atua no cenário brasileiro e internacional, que já lançou em 2012 um álbum homônimo e em 2017 “Nêgo Roque”; é discotecário e pesquisador autodidata, arte-educador e professor de filosofia.
Oriundo da zona rural de Ilhéus, e filho de trabalhadores do campo, Jef Rodriguez mergulha na palavra/conceito _Spiritual_ como entendimento de arte e vida, como algo que não anda descolado. Da música de resistência e fé a compreensão do que é considerado essencial/ancestral, que não se deteriora com o tempo. “As tecnologias mudam, assim como as formas, mas o DNA das nossas alegrias e lutas se mantém pelas mesmas motivações”, completa.
O Spiritual EP tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.