Tendo como cenário dois grandes cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, segue aberta gratuitamente na Praça Cairu (Comércio) até o dia 12 de outubro.
Inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a mostra conta com 18 esculturas de globos terrestres ilustrados por artistas convidados e é uma opção de programação para celebrar o Dia da Árvore, nesta terça-feira (21).
O número total das obras expostas representa os 17 objetivos, e uma escultura de globo extra foi ilustrada pelo artista plástico baiano Menelaw Sete, convidado para pintar a peça que representa o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
17 ODS para um Mundo Melhor conta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e apoio local da Saltur, Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O patrocínio é do grupo Colgate-Palmolive e iniciativa da Toptrends, empresa especializada em unir marcas e causas através do marketing cultural, entre seus cases, a exposição CowParade Salvador.
A mostra propõe que as pessoas conheçam e reflitam sobre as ações elencadas pela ONU para melhorias no planeta. Em 2015, líderes mundiais dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global.
Percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas, a ONU propôs que seus 193 países-membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que esses países alcancem a sustentabilidade necessária, em todos os âmbitos, até 2030.
A exposição apresenta 18 globos terrestres, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional para a criação artística. Tendo como disparador o plano global da ONU, um seleto grupo de artistas se apropriou da superfície dos globos para suscitar questões sociais, ambientais e econômicas, pautadas pelos 17 ODS. Entre as temáticas abordadas, estão Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Igualdade de Gênero, Fome Zero, Agricultura Sustentável, Água Potável e Saneamento.
Artistas renomados, das mais variadas vertentes, foram convidados a utilizar os globos como suporte. Além de Menelaw Sete, Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN assinam as criações.
De acordo com Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, o propósito da exposição é conscientizar e incentivar as pessoas a se engajarem na implementação dos 17 ODS. “Através da arte, vamos convidar a todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo”, conclui.
A Agenda 2030 compreende que a cultura possui um papel fundamental para promover as mudanças sociais necessárias para a construção de um futuro melhor para o planeta. A Colgate-Palmolive, patrocinadora do evento, tem o compromisso global de até 2025 ter 100% de todo o portfólio feito de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. “A nossa estratégia de sustentabilidade e impacto social engloba obter a Certificação Lixo Zero (atesta a correta gestão de resíduos sólidos) para operações globais e a construção de 100% das novas fábricas com certificado LEED (para construções sustentáveis). Entre outras iniciativas, o nosso maior interesse é incentivar a indústria e nossos concorrentes a nos acompanharem nessa empreitada, para que estejamos alinhados a esses padrões na busca por um futuro mais sustentável”, destaca Nelson Malta, diretor de Marketing na Colgate-Palmolive do Brasil.
*Obras: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável*
ODS 1 – Erradicação da Pobreza | Artista: Coma Cost
ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável| Artista: Alexandre Truff
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar | Artista: Fabiano Al Makul
ODS 4 – Educação de Qualidade | Artista: Pomb
ODS 5 – Igualdade de Gênero | Artista: Priscila Barbosa
ODS 6 – Água Potável e Saneamento | Artista: Giovanna Nucci
ODS 7 – Energia Limpa e Acessível | Artista: Cris Campana
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico | Artista: Beatriz de Carvalho
ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura | Artista: Nando Zenari
ODS 10 – Redução das Desigualdades | Artista: Gabriele Rosa de Novaes
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis | Artista: MARAMGONÍ
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis | Artista: Menelaw Sete
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis | Artista: Mundano
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima | Artista: Fernanda Eva
ODS 14 – Vida na Água | Artista: Binho Ribeiro
ODS 15 – Vida Terrestre | Artista: Clara Leff
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes | Artistas: Paola Lopes e Glauco Diogenes (GDS)
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação | Artista: SHN
*Sobre Colgate-Palmolive*
A Colgate-Palmolive foi fundada em 1806 por William Colgate. Há 92 anos em solo brasileiro, a companhia tem como missão levar o Sorriso Colgate para todas as pessoas, investindo em pesquisas e inovação para proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida. A marca oferece uma linha completa de produtos que fazem parte da família brasileira em Higiene Oral (Colgate, Sorriso, Tandy, elmex®️ e Prevent), Higiene Pessoal (Palmolive, Protex e Darling), Cuidado da Casa (Ajax, Pinho Sol e Ola) e Nutrição Animal (Hills). A Colgate-Palmolive acredita que as pessoas merecem um futuro com motivos para sorrir e, para isso, atua em projetos educacionais como o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” e a campanha “Sorrir faz Sorrir”, que já beneficiaram mais de 73 milhões de adultos e crianças no Brasil, disseminando hábitos saudáveis de higiene bucal por meio de parcerias com associações e profissionais de odontologia. Atualmente, a Colgate-Palmolive conta com mais de 3.3 mil funcionários no Brasil com fábricas em São Paulo e São Bernardo do Campo/SP.
*Sobre a Toptrends*
A Toptrends, empresa referência em projetos de arte urbana, nasceu em 2004 com o propósito de promover cultura, causas e marcas através de ações de marketing cultural. Além de projetos proprietários de grande repercussão, como a Happy Art Parade, a empresa atua nas áreas de consultoria, planejamento e produção de ações customizadas, conectando marcas com o universo da arte e responsabilidade social. Detentora dos direitos exclusivos de realização da CowParade, considerada um dos maiores eventos de arte de rua do mundo, no Brasil, a Toptrends contabiliza uma série de cases de sucesso como as exposições Mônica Parade, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções; a Call Parade idealizada para a empresa Vivo; várias edições da Big Heart Parade (exposição de esculturas de coração);13 edições da exposição CowParade; (em Salvador a ediçao da CowParade foi em 2019) e, recentemente, a exposição itinerante 17 ODS para um Mundo Melhor.
Serviço
17 ODS para um Mundo Melhor
Até 12 de outubro de 2021
Local: Praça Visconde de Cairu, Comércio, Salvador – BA
Aberto ao público