“Prazer, Assucena”, na Pedra do Mar em Salvador

A cantora Assucena Assucena, ex-vocalista da premiada banda As Bahias e a Cozinha Mineira (As Baías), chegou em Salvador semana passada excepcionalmente para se preparar para um show intimista e exclusivo que fará na próxima quinta-feira (28), no Restaurante Pedra do Mar, às 19h, em projeto assinado por Ginno Larry.

“Prazer, Assucena” apresenta a artista para seus conterrâneos da Bahia e mostra, em primeira mão, o caminho que percorrerá em busca da sua identidade solo, sempre permeada de versatilidade e personalidade.

Assucena foi convidada pela casa para fazer esta apresentação, e topou o desafio mesmo que ainda em processo de construção da sua carreira solo pois, definitivamente, quer, cada vez mais, se conectar com suas raízes. A cantora é natural de Vitória da Conquista, e faz questão de se reafirmar enquanto cantora baiana. “Além de São Paulo, onde tenho uma carreira consolidada, não abro mão de focar no Rio de Janeiro e na Bahia”, declara.

No repertório, Assucena bebe da fonte e reverencia a Bahia do seu jeito. Canções como Mimar Você (Gilson Babilônia e Alain Tavares), Lucro: Descomprimindo (Baiana System) e Toda Menina Baiana (Gilberto Gil) dão o tom de sua pluralidade musical dentro dessa proposta, além de Onde Anda Você (Vinícius de Moraes e Toquinho) e Quixabeira (Humberto Teixeira e Toquinho), sempre em versões “muito Assucena”, ou seja, ousadas e intensas.

Versões estas possíveis graças ao produtor musical Jaguar Andrade, ex-guitarrista de Ivete Sangalo, atual músico de Carlinhos Brown e Daniela Mercury, que fez os arranjos e se apresentará com ela, ao lado do baixista e também produtor musical Vini Mendes, neste primeiro show que será realizado no dia em que se completa um mês que o grupo As Baías anunciou o encerramento das atividades em suas redes sociais, em 28 de setembro.

SOBRE A ARTISTA
Assucena Assucena, 33 anos, nasceu em Vitória da Conquista, Bahia. Cantora, compositora e escritora. Em 2020 assume uma coluna na revista Vogue Brasil, na qual escreve sobre cultura, política e comportamento. Ingressou em História pela FFLCH-USP em 2011, onde começou seu aprofundamento nos debates sobre gênero, arte e estética.

Assucena entra na cena musical brasileira em novembro de 2015 como fundadora e vocalista da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, posteriormente apelidada de As Baías. Com a banda, ela lançou Mulher (2015), Bixa (2017), Tarântula (2019), e os EPs Enquanto Estamos Distantes (2020), Respire & Coragem (2020) e Drama Latino (2020). Acumulou dois Prêmios da Música Brasileira (2018), por Bixa (disco que teve o apoio do Proac LGBT), duas indicações consecutivas ao Grammy Latino por Tarântula e Enquanto Estamos distantes.
Assucena já gravou com nomes como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Péricles, Xand Avião, Rincon Sapiência, Mc Rebecca, Linn da Quebrada, e já dividiu o palco com Alcione (Conversa com Bial), Elza Soares (Palco Sunset Rock in Rio), Odair José (Sesc Vila Mariana), Tulipa Ruiz (Aniversário de São Paulo 2019), Maria Gadu (Womans Music Event), Mariana Aydar (Sesc Pinheiros), Emicida (Heineken Block), Fabiana Cozza (Sesc Vila Mariana e Auditorio).

SERVIÇO
O quê: PRAZER, ASSUCENA Onde: Restaurante Pedra do Mar Quando: 28 de outubro, às 19h Reservas: 71 98883-9111

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.