Teatro Vila Velha promove encontro e exibição do documentário “O chamado da dança no Senegal”

Celebrando o mês da consciência negra, o Teatro Vila Velha e o VIVADANÇA Festival Internacional com patrocínio do Consulado Geral da França de Recife, e parceria de dois centros culturais do Nordeste (Centro Cultural Vale Maranhão – MA e Teatro do Parque – PE) realizam uma ação coletiva inédita no Brasil com programação especial no canal do YouTube do Vila (www.youtube.com/teatrovilavelha) e no Youtube do Centro Cultural Vale Maranhão (youtube.com/centroculturalvalemaranhao).

No dia 11/11, às 19h, acontece a estreia gratuita do documentário “O Chamado da Dança no Senegal” (L’Appel à la Danse au Sénégal) da artista francesa Diane Fardoun, a obra ficará disponível nos dois canais até às 23h59 do dia 13/11. Com o intuito de enriquecer as discussões com temáticas relacionadas à dança, audiovisual e negritude, a artista participa de um encontro virtual em 20 de novembro, dia da consciência negra, às 10h, também de forma gratuita, no Zoom do Teatro Vila Velha.

Para participar do encontro é necessário realizar inscrição através do formulário divulgado nas redes sociais e site do Teatro Vila Velha. As inscrições ficam abertas até 00h do dia 14 de novembro. Acesse o formulário de inscrição no SITE.

O encontro é voltado para artistas, bailarinos, cineastas, pesquisadores das questões raciais, militantes da causa negra, e para todos que se interessem pelos assuntos que o documentário atravessa, qualquer pessoa pode participar. O intuito é refletir sobre as temáticas relacionadas ao processo de realização do documentário e das reflexões provocadas a partir dele, passando por temas como ancestralidade e a busca de um olhar social positivo sobre os países africanos. O objetivo é promover um espaço de troca entre a artista e os espectadores, onde podem tirar dúvidas e compartilhar suas perspectivas sobre a obra. Na ocasião, Diane também dará dicas de como conceber uma obra audiovisual pautada na dança.

L’Appel à la Danse au Sénégal é um documentário criativo que oferece retratos íntimos de indivíduos que nos dizem porque dançam. Através de uma sucessão de histórias, o documentário pretende captar a beleza dos movimentos dançados no coração da ação, com o intuito de revelar o momento em que a consciência dá lugar ao instinto, identidade, reivindicações, tradições e fuga. Na obra, Diane registra a preciosidade da cultura do Senegal e exibe expressões culturais como as batalhas de Krump que acontecem no centro de Dakar, à beira do oceano, além de lutas livres e cerimônias de iniciação em aldeias senegalesas.

A iniciativa busca também abrir novos caminhos para pensar o encontro entre a dança e o audiovisual, um movimento cada vez mais frequente e forte em todo o globo, motivado principalmente pela reinvenção que a cultura precisou fazer nos últimos dois anos por conta da pandemia.

Além disso, o projeto abre as portas das instituições culturais do nordeste para o mundo, ao promover a tradução de um documentário em francês para o português, permitindo que os países lusófonos tenham acesso a outros olhares e narrativas que envolvem a dança e a produção cinematográfica, bem como reforça as pontes entre o Brasil e o continente africano, resgatando e valorizando as expressões artísticas ancestrais que moldaram a cultura brasileira e que são, sobretudo, ferramentas de resistência do povo preto.

SOBRE DIANE

Fundadora do selo de produção SCREENSKIN, sua intenção é mesclar as artes, ou formas de expressão, por meio da Dança, que está no coração de seu universo. Formada em Paris por Corinne Lanselle em dança contemporânea, Diane começou sua carreira como dançarina na companhia de Abou Lagraa, La Baraka. Diane também se apresenta em Danse aérienne, espetáculo dirigido pela coreógrafa Tanya Lazebnik. Paralelamente ao seu trabalho como performer, está empenhada em fazer as suas próprias criações. Dirigindo e encenando videoclipes e sessões de fotos.No documentário L’appel à la Danse se tornou uma das suas obras mais emblemáticas ao reunir as suas três grandes paixões, a dança, o encontro das artes com as culturas ancestrais e do mundo moderno.

SERVIÇO

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “O CHAMADO DA DANÇA NO SENEGAL”

11, 12 E 13/11

19H

YOUTUBE DO VILA E YOUTUBE DO CENTRO CULTURAL VALE MARANHÃO youtube.com.br/teatrovilavelha | youtube.com/centroculturalvalemaranhao

GRATUITO

ENCONTRO COM A ARTISTA DIANE FARDOUN

20/11

10H

ZOOM – TEATRO VILA VELHA

INSCRIÇÃO GRATUITA

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Sobre Uran Rodrigues 10200 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.