Nos dias 11 e 12 de dezembro, o Sítio Cores Vivas, localizado no distrito Pedra em Santo Amaro, será o centro das atividades da Vivência Prática de Jardinagem Funcional. A atividade prática é um convite para quem deseja experimentar com autonomia a criação de paisagens belas, abundantes e nutritivas em quintais e espaços pequenos utilizando materiais de reaproveitamento e de baixo custo.
A vivência irá abordar de forma prática a construção de uma espiral de ervas – técnica clássica dentro da Permacultura, que respeita o padrão espiralado frequente na natureza para o cultivo de diferentes plantas medicinais, condimentares, aromáticas, hortaliças e pancs em um único espaço respeitando suas distintas necessidades de luz, água e nutrientes, formando assim um mini ecossistema que colabora para manutenção da biodiversidade.
O processo alia beleza e funcionalidade valorizando o aproveitamento de espaços possíveis para plantio e promoção da nutrição de qualidade e do fortalecimento da soberania alimentar no contexto familiar.
O evento acontecerá durante dois dias e vai abordar conceitos da permacultura e agroecologia, consórcios de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e pancs. Além das aulas teóricas e práticas e a construção do canteiro, a Vivência conta ainda com passeio ecológico em Santo Amaro e hospedagem.
As pessoas interessadas deverão preencher o formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico e nos perfis do Instagram da Terra Aflora (@terraaflora) e do Sítio Cores Vivas (@sitiocoresvivas)
SERVIÇO
VIVÊNCIA PRÁTICA DE JARDINAGEM FUNCIONAL
Data: 11 e 12 de dezembro de 2021
Local: Sítio Cores Vivas – Ba 510 Distrito de Pedras – Fazenda Pitanga
Horário: 09 às 12 h | 13 às 18h
Redes Sociais: @terraaflora | @sitiocoresvivas – Instagram
FACILITADORA
Alana Barbo é mãe, herbalista, empreendedora e artista transdisciplinar. Desde 2015 se dedica a práticas regenerativas de agricultura através do cultivo, conservação, utilização e fornecimento de plantas medicinais e alimentos agroecológicos, buscando compreender a relação intrínseca entre a saúde da Terra e a saúde das pessoas. Cursou o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na UFBA com área de concentração em Cinema e experimenta a criação de narrativas poéticas – através da literatura (poesia), performance e audiovisual – que suscitem o poder de resgatar e valorizar memórias, tecnologias de cura e práticas que fortaleçam as relações das pessoas com a Terra desde a perspectiva de reintegração com a natureza diversa e abundante.
PROGRAMAÇÃO
Dia 1 – A espiral do encontro (11/12)
Manhã – Início 09h
– Apresentações
– Dinâmica “alimentando as paisagens invisíveis”
– Abordagem sobre jardinagem funcional / consórcios de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e pancs/agroecologia
12h – Almoço
Tarde – Início 13h
– Conhecendo o projeto do canteiro
– Conhecendo a área de cultivo e os materiais
– Conhecendo plantas e suas funções no miniecossistema
– Coleta de sementes, mudas e estacas e plantio
Noite – 18h – Janta, fogueira e roda de conversa
Dia 2 – Práticas de construção da paisagem abundante (12/12)
Manhã – Início 8:30
– Desjejum
– Dinâmica “o corpo vivo”
– Conhecendo os materiais da obra
– Construção do canteiro
12h – Almoço
Tarde – 13h30 – Turismo Ecológico / Banho de cachoeira
Encerramento – 17h
Endereço:
Sítio Cores Vivas – Ba 510 Distrito de Pedras – Fazenda Pitanga