Dia 29 de janeiro, dia da visibilidade trans, data essa que vergonhosamente lembramos que também somos o país que mais mata Trans e travestis no mundo. Dados da Associação Nacional de Travestis e transexuais apontam que foram assassinadas mais de 140 pessoas em 2021.
Dia para repensarmos e lembrarmos os lugares precários e marginalizados que empurramos constantemente os corpos transvestigêneres. A luta pelo respeito e garantir o lugar de destaque nas pessoas trans é de toda sociedade.
“A vivência trans, infelizmente, é prejudicada por diversas dificuldades que vão desde a aceitação familiar ao difícil acesso ao mercado de trabalho. A minha trajetória, por exemplo, teria sido muito mais difícil se não encontrasse pessoas que me deram oportunidades que foram importantes para a afirmação da minha identidade e humanidade. Para quem quer ser aliade da luta trans, visibilizar e dar oportunidades ao nosso grupo é um ótimo começo” lembrou a dj e stylist Joana Philipe.
Aproveite para seguir as manas trans, contratar para jobs e divulgar os seus trabalhos. Segue alguns perfis @apaulilo (01.02 Festa Zignow – Espaço Oca Ssa, Rio Vermelho/ 03.02 Oficinas 0800 exclusiva para pessoas trans Paulilo Paredao – Casa Charriot, Comércio/ 05.02 Paulilo Paredao 3 anos – Casa Cultural Reggae Pelourinho) e indicações do @rodaculturaloficial
???? Balaio (@_balaio) é uma compositora de música regional da cidade de Vitória da Conquista na Bahia. Ela é a vocalista da banda @donairacema e já lançou com a banda dois discos e um EP.
???? JULI (@oficialjulli) é um cantor e compositor de Camaçari, na Bahia. Ele traz uma batida pop leve e uma percussão de fundo para a canção “Sumiço” onde canta sobre a paixão e a saudade da pessoa amada.
???? Baddie Evylin (@baddievylin) é uma cantora e compositora que tem se destacado na cena soteropolitana.
???? Tertuliana (@tertulianalustosa) é escritora, cantora, compositora, artista visual, produtora e vocalista da banda @atravestisoficial. Dona do hit “murro na costela do viado” a artista tem se destacado tanto no pagodão baiano que foi convidada por Pabllo Vitar para participar do remix da faixa “Tímida” do álbum “111 Deluxe”.
???? Yarah (@afroyara_) é uma cantora soteropolitana, nascida e criada na cidade baixa. Na sua sonoridade, a artista trabalha numa nova MPB, trazendo o pagode baiano numa roupagem mais atual, em que o swing da Bahia é capaz de falar de amor.
???? Sued Hosaná (@adeusasued) é cantora e poeta no duo @asmambas, além der ser graduanda em Pedagogia e instrutora de Yoga em formação.