Será que o lixo pode servir para alguma coisa? A resposta é “sim” – mas, pra isso, precisamos reeducar o nosso olhar. O assunto será tratado no seminário” Figurinos Sustentáveis”, atividade formativa do Instituto Luciana Galeão.
O encontro acontece no próximo sábado, dia 09 de julho, no Espaço Caixa Cultural Salvador, e conta com a parceria da ONG Justa Moda.
“O trabalho com resíduos requer um diálogo constante com ele: vamos entendendo gradativamente o que podemos fazer com o material”, explica a designer Luciana Galeão, diretora do Instituto que leva o seu nome.
Ela alerta que desenvolver um novo olhar é fundamental: “Precisamos prestar muita atenção no que estamos jogando fora, pode ser a grande diferença usar novamente de forma diferente. Foi o que aconteceu comigo, o que varria pro lixo viraram os meus tradicionais bordados em mosaicos”.
O Seminário tem entrada franca e conta com carga horária de quatro horas de duração, com certificado. Serão abordadas questões como sustentabilidade e seus conceitos-chave, os resíduos e suas consequências, resultado da sociedade altamente consumista em que vivemos e, principalmente, as possibilidades criativas dos resíduos.
A metodologia será teórica-prática e não é necessário nenhum pré-requisito para participar além do desejo de conhecer um pouco mais sobre o assunto.
“Temos a falsa sensação de que, ao colocar o lixo pra fora da nossa casa, o problema está resolvido. Mas não existe ‘jogar fora’: o lixo é um problema de saúde pública que ameaça a nossa existência como sociedade. É preciso debatê-lo e encontrar saídas para ele”, alerta a jornalista Ana Fernanda Souza, especialista em Sustentabilidade, que divide com Luciana Galeão a condução do Seminário, abordando questões ambientais.
Além do seminário, a mostra homônima, também produzida por Luciana Galeão, a exposição “Detalhes do Feito à Mão” ficará aberta para visitação na Galeria da Caixa Cultural até o dia 7 de agosto. Serão exibidos vestidos desenvolvidos a partir da técnica de upcycling, tendo como matéria-prima o material que iria para descarte, exemplificando os assuntos abordados no Seminário. A mostra está em exibição desde outubro de 2021.
O Seminário acontece em dois turnos, e as vagas são limitadas. A inscrição é feita online, a partir do link XXX. O uso de máscara é obrigatório nas dependências da Caixa Cultural e é preciso apresentar o comprovante de vacinação.
QUEM FAZ
Luciana Galeão – designer, trabalha há 20 anos na solução do problema do descarte de resíduos sólidos através do reaproveitamento, utilizando a fusão entre criação em design de moda, gestão, pesquisa de materiais recicláveis e empreendedorismo social. Conquistou o Prêmio Barra Mulher 2010, Prêmio Talentos do Brasil – Sustentabilidade 2011 e 2012 e Prêmio Brasil Criativo 2012 em parceria com o projeto Axé.
Ana Fernanda Souza – jornalista, mestre em estudos da cultura e especialista em meio ambiente e sustentabilidade. É Representante Fashion Revolution e integrante do Comitê Racial da instituição. Palestrante TEDx, com a palestra “O consumo consciente não vai salvar o mundo”
SERVIÇO
O QUÊ: Seminário “Figurinos Sustentáveis”
QUANDO: 09 de julho, das 9h às 13h (turma 1) e das 14h às 18h (turma 2) ONDE: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro INSCRIÇÕES: www.gentearteirasa.com.br
INFORMAÇÕES: 3421-4200
ENTRADA FRANCA