“Preta, você me inspira” tem foco no afroempreendedorismo feminino

Em celebração ao Dia da Mulher Negra e para compartilhar reflexões, nesta edição do “Preta, você me inspira”, a Rede Oblata traz um time de mulheres negras e ativistas pela causa. Todos os dias do evento serão marcados por rodas de conversa com temáticas diversas sobre estratégias individuais e coletivas de enfrentamento ao racismo e patriarcado, além de debater a importância do afroempreendedorismo como estratégia de resistência das mulheres negras.

Em paralelo aos bate-papos, 17 empreendedoras negras estão expondo seus produtos. Artesanato, acessórios, vestuário africano, brinquedos e cosméticos específicos para a beleza negra podem ser adquiridos no espaço do shopping.

O encontro também terá performances e apresentações de mulheres negras. A poeta e escritora Lívia Ferreira, a cantora e percussionista Viviam Caroline, Jamile Soares representando a editora Dikebrada e a cantora Carla Lis comandam as atrações culturais do evento.

Os diálogos estão sendo mediados por representantes da Força Feminina, unidade da Rede Oblata em Salvador, com a ideia de debater e construir ideias coletivamente. Diferentes personalidades e militantes discorrem sobre os temas. Entre os nomes presentes nessas rodas de conversa, Laina Crisóstomo, covereadora da mandata Pretas por Salvador e fundadora do Tamo Juntas – uma associação que presta assessoria multidisciplinar gratuita para mulheres – trouxe uma visão sobre a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras.

A socióloga Vilma Reis, faz parte da coletiva MAHIN, que discute questões de raça, gênero e direitos humanos e fala sobre os movimentos de mulheres negras em espaços de poder. Lindinalva de Paula, da Rede de Mulheres Negras da Bahia, debate o feminismo negro; a advogada Cléia Costa vai trazer discussões sobre empreendedorismo comunitário, entre outros assuntos.

No último dia, o bate-papo contará com convidadas de diferentes segmentos para reforçar a temática do empreendedorismo das mulheres negras, proposta principal do evento.

 

23/07 (Sábado)
9h às 20h – Expositoras: Filhos do Congo, Óleos da MI, Ateliê Flor do Bordado/ Geração Black, Katuka, Colagem Preta eAmora Brinquedos
14h40 – Apresentação de Dança
15h às 16h – Bate papo com Keila Gondim (Colagem Preta), Daniela dos Santos (Ajeum Culinária Ancestral), Mônica Tavares (Roma Negra), (tema: Empreendedorismo feminino negro) mediado por Iracema Oliveira
16h – Show de encerramento com Carla Lis

Rede Oblata/Salvador – Unidade Força Feminina
oblatassr.org | @RedeOblataBrasil | Blog: ffeminina.oblatassr.org
[email protected] | (71) 3322-5432 | (71) 98682-0868

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.