Uma nova forma de hospedagem fora do convencional vem ganhando espaço no Brasil e na Bahia encontra essa experiência na Reserva Sapiranga, Litoral Norte do estado. Trata-se do Berilo de Aruá, que funciona há pouco mais de um ano na Lagoa de Aruá, dentro da reserva.
Distante cerca de 90 quilômetros de Salvador, o glamping está localizado em meio à diversidade natural da região, formada por 600 hectares de Mata Atlântica, praias, lagoa, e diferentes espécies de flores e plantas nativas.
Para entender o conceito, o glamping é uma forma mais confortável de acampamento. De um lado é fundamental oferecer ao público o contato muito próximo com a natureza. Do outro, o conforto precisa fazer parte do pacote. As acomodações podem ser de diferentes formatos, mas, diferente do camping, já é uma estrutura pronta e equipada.
No Berilo de Aruá o hóspede vive a experiência do contato com o meio ambiente arborizado, dispondo de uma estrutura confortável, com cama, ar condicionado, chuveiro elétrico, geladeira, utensílios de casa e cozinha, banheiras e ofurôs.
“Esse foi um conceito que a gente conheceu durante a pandemia. Já tínhamos o terreno e a ideia de construir algo dentro da ideia de estadia, mas que fugisse do modelo tradicional, como pousadas. Glamping é um conceito recente no Brasil, tomou proporção maior no país durante a pandemia”, conta Monalisa Leal Melo, uma das idealizadoras do projeto, junto a Bruno Prata.
Além de ser o trabalho do casal, eles também moram lá e são responsáveis por todo o atendimento ao público, tornando a experiência ainda mais personalizada e intimista.
Entre os serviços oferecidos em Berilo de Aruá, estão passeio de bike, aluguel de stand-up, passeio de buggy, passeio de cavalo, sempre com a possibilidade de explorar a região e conhecer as cachoeiras e praias que compõem a paisagem do Litoral Norte.
Depois dos passeios, serviços como massagens relaxantes com pedras quentes, ventosaterapia ou reflexologia auxiliam a tornar a estadia no glamping ainda mais prazerosa. À noite, Bruno e Monalisa oferecem a possibilidade de um jantar romântico, em uma noite preparada especialmente para casais hospedados. O espaço não oferece o serviço de café da manhã, mas indica parceiros que entregam cestas de café.
Berilo de Aruá recebe cerca de 60 visitantes por mês e os meses mais frios – junho a setembro – são os mais procurados. Em datas como o Dia dos Namorados, a demanda aumenta a ponto de ser necessária uma lista de espera com dois ou três meses de antecedência. Pacotes são oferecidos apenas em datas especiais, como Dia dos Namorados ou final do ano. Nos demais períodos, o valor da hospedagem é pela diária e os serviços são à parte e opcionais.
Instagram e WhatsApp são os principais canais de comunicação: reservas através do WhatsApp 71 99221-7360 / Instagram: @berilodearua.