_Público atendeu ao chamado e foi conferir as atrações do evento que está calendarizado em Salvador_
O jazz tem atraído a cena música baiana cada dia mais. O Oxe é Jazz, um evento que propaga o ritmo é a prova desta conquista. Na semana da Consciência Negra, o evento realizado na capital com mais negros fora da África trouxe nomes como Michaela Harrison, Sonora Amaralina, Uirá Nogueira Quarteto com Ana Paula Albuquerque e Décio Caetano (PR) & Eric Assmar. O evento que conta com atrações nacionais e internacionais tem a curadoria de Eric Assmar e o apoio do Estado da Bahia.
No sábado, nem a previsão de chuva atrapalhou a presença do público no evento. A noite começou animada com a orquestra Sonora Amaralina, um dos destaque da cena instrumental baiana contemporânea. O grupo animou a noite com sua Cumbia, gênero nascido na Colômbia, a partir da mistura das culturas de origem africana, indígena e europeia. A Sonora Amaralina apresentou releituras do repertório de orquestras da música popular latino-americana e músicas autorais com sotaque soteropolitano.
O dia terminou com a cantora e compositora americana Michaela Harrison. Dona de uma voz com um alcance e potência impressionantes, Michaela carrega influências da música da Nova Orleans, além de países do leste africano e do Brasil, com um repertório que passeia por jazz, pop, blues e MPB. Na noite encantou com um show eclético.
No domingo, o Oxe É Jazz foi aberto com a apresentação do baterista e pesquisador musical Uirá Nogueira, com um quarteto formado por um dos músicos renomados do cenário baiano como Joatan Nascimento (trompete), Ivan Bastos (baixo) e Bruno Aranha (piano). O grupo apresentou um repertório calcado no samba/jazz e teve como convidada a cantora e compositora Ana Paula Albuquerque, em um show que visitou clássicos da música popular e canções autorais.
Fechando a edição de novembro, o palco do Oxe recebeu um dos grandes nomes do blues brasileiro atual pela primeira vez em Salvador. É o guitarrista, cantor e compositor paranaense Décio Caetano fez um show repleto de sucessos do blues e do soul, ao lado de Eric Assmar, curador do projeto, e dos músicos Jelber Oliveira (teclados), Rafael Zumaeta (baixo) e Victor Brasil (bateria).
O Jazz surgiu no Sul dos Estados Unidos e mistura vários ritmos afro-americanos. Marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares, em suas raízes na música negra americana. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros. O Oxe é Jazz acontecendo no Dia da Consciência Negra foi uma forma de dizer por meio do ritmo e da improvisação como é maravilhoso celebrar a importância negra na construção da música mundial.