O artista plástico baiano Alberto Pitta vai lançar o seu primeiro livro nesta sexta-feira (13), na Sala dos Arcos do Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia, a partir das 17h30. O carnavalesco também vai realizar uma noite de autógrafos das 18h30 às 22h. Todo o evento é gratuito.
O livro “Histórias Contadas em Tecidos: O Carnaval Negro Baiano” traz um contexto histórico e cultural das estampas produzidas nos seus 40 anos de carreira e retrata as histórias dos blocos Afro e Afoxés, através da estética dos tecidos utilizados para confecção de fantasias. A obra, que terá distribuição de mil cópias, também aborda contos e lendas africanas e afro baianas, através dos panos.
Pioneiro das estampas afro baianas, Alberto Pitta apresenta blocos como Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza, Olodum, Araketu, Os Negões, Bloco da Capoeira, Afoxé Filhos do Congo, Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Apaches do Tororó, e Os Commanches do Pelô. A publicação também tem criações de colegas do artista, como Lucas Batatinha, Jota Cunha e Raimundo Santos, o Mundão.