Música chega às plataformas de áudio e no Youtube com Lyric Vídeo dirigido por Gil Alves
Com o carnaval na porta, o cantor e compositor baiano Lucas Gerbazi entrega ao mundo Eferveção, lançamento que chega às plataformas de áudio e no Youtube com lyric vídeo nesta sexta-feira, 10. A música dialoga com as referências baianas do músico e presta homenagem a um dos mais importantes nomes vivos da cultura brasileira: Gilberto Gil.
Ouça e assista Eferveção – Lucas Gerbazi (2023): https://tratore.ffm.to/efervecao
“Tive a oportunidade de dizer a ele que compus uma música em sua homenagem. ‘Quero ouvir, meu filho’, respondeu enquanto me abraçava. E hoje, sendo um artista do interior da Bahia, residente na capital baiana, na altura dos 80 anos de vida da minha maior referência musical, lanço o single e clipe de Eferveção. Essa eu fiz para ele. Vamos celebrar a sua vida e a sua obra. Viva Gil”, detalha o compositor.
A composição veio à mente de Lucas Gerbazi em um anseio de homenagear o seu grande ídolo pelos seus 80 anos de idade e por sua carreira fenomenal. Assim optou por seguir mesclando os ritmos afro-baianos com a sua influência do rock, o que é perceptível em Eferveção, que abre alas para o futuro lançamento do seu EP de estreia Choque Baiano.
“Eu sempre fui completamente apaixonado pela música e pela poesia desse senhor do tempo. Me lembro de quando brincava na Praça do Gil, ainda criança, em Vitória da Conquista, meu lugar no mundo, e minha avó apontou para um prédio comercial e disse que se chamava Gil Moreira em homenagem ao pai de Gilberto Gil. Eu fiquei fascinado com a informação. Fui pesquisar, descobri que Gil era natural de Ituaçu, ‘entrada’ da Chapada. Era tudo tão perto de mim. Será que um dia eu veria um show de Gil? No final das contas eu vi vários. Me aprofundei na discografia, na biografia…”, explica.
Pronta para tocar nas caixas de som das praias, das prévias, dos afters e, claro, de cima de um trio elétrico, Eferveção é a escolha de Gerbazi para o retorno do Carnaval da Bahia em 2023. Tanto na música, quanto no lyric vídeo, ele reuniu cuidadosamente um time de artistas e amigos que fez no seu percurso profissional. Os arranjos, por exemplo, são de Jordi Amorim, enquanto a direção de vídeo é de Gil Alves.
“Esse vídeo foi um desdobramento do Toca o Som, reality de música que participei em 2020, e Gil Alves foi um dos jurados. Através disso a gente se conectou e começamos a conhecer um o trabalho do outro e rolou essa parceria. A partir disso nos envolvemos em uma pesquisa bem longa, que envolveu biografias, discografias, passamos meses vivendo um pouco essa coisa da vida e da obra de Gilberto Gil. Assim, gravamos em lugares onde Gilberto Gil passou, seja na rua do colégio que ele estudou, na rua em que ele morou, então tem várias referências que acho que todo mundo vai achar legal também”, explica.
Para o lyric vídeo, que mostra a letra da canção através de lambe lambes sendo colados pelas ruas de Salvador, Gerbazi também chamou uma galera, como a influencer Amanda Soares, o apresentador Gominho, Rafa Lima do grupo Afrocidade e o cantor e compositor Yvees. “Chamei as pessoas que poderiam contribuir para que o trabalho pudesse ficar coerente com a ideia de uma multiplicidade de gênero, de pessoas, afinal Gilberto Gil é isso, né? Um cara que foi da música nordestina, do forró ao reggae, ao ijexá, ao rock, um cara múltiplo. Quis representar isso através de diferentes pessoas sob o ponto de vista político, racial, da sexualidade, do anticapacitismo”, conta.
FICHA TÉCNICA (MÚSICA):
Lucas Gerbazi – Letra, música e voz
Jordi Amorim – Arranjo, guitarra, baixo e programações
Tiago Nunes – Percussão e bateria
Samuel Cabral – Teclados
Raphael Oliveira – Mixagem e masterização
Raphael Oliveira e Jordi Amorim – Edições
FICHA TÉCNICA (LYRIC VIDEO):
Gil Alves – Direção de vídeo
Rodrigo Chagas – Direção de fotografia
Rafa Chagas – Edição
André Ramos – Color
Luan Eliseu – Designer
Gabriel Sousa – Produção