Álbum marcou a volta de Gilberto Gil ao Brasil após três anos de exílio em Londres
No retorno do Carnaval de Salvador após dois anos de pandemia, o Expresso 2222 celebra os 50 anos do icônico disco que lhe deu nome. Lançado em julho de 1972, essa obra prima da música brasileira é o quinto álbum da carreira de Gilberto Gil e marcou a sua volta ao Brasil, após três anos de exílio em Londres.
Assim como ocorreu nos anos 1970, este ano o Expresso terá como destino o reencontro. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, sempre das 15h às 3h, essa locomotiva em forma de camarote, que tem como marca ser o primeiro espaço exclusivo para convidados do Carnaval de Salvador, retorna ao Edifício Oceania e vai reunir grandes artistas, mas, principalmente, amigos que irão celebrar a volta da alegria às ruas da capital baiana.
Na sua 23ª edição em 25 anos de existência, o camarote dos anfitriões Flora e Gil chega com programação repleta e muitas novidades. O palco será ocupado por gigantes que vêm escrevendo a história da música brasileira, entre eles a cantora e atual ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Este ano, para suprir a falta da varanda, todas as apresentações serão exibidas em telões voltados para a rua, o que vai possibilitar ao folião que curte o Carnaval de Salvador no circuito Barra-Ondina pegar uma carona no Expresso 2222 e ser também parte desse histórico reencontro.