Residente no Teatro Jorge Amado, localizado na Pituba, em Salvador, o Teatroescola abre inscrições para o Curso de Maquiagem que compõe o Laboratório de Estética Negra, visando ensinar conteúdos teóricos e práticos de make em prol da valorização da beleza afro. Destinada a jovens de comunidades periféricas de Salvador, entre 14 e 30 anos, que desejam aprender e se profissionalizar na área, a formação conta com parceria da Avon. As aulas terão início no dia 2 de maio e seguem até o final do mês. As inscrições estão abertas até a próxima quinta-feira (20) – veja no link https://www.instagram.com/teatroescolaoficial/.
A iniciativa proporcionará uma abordagem voltada para superar a maquiagem básica, conduzindo o estudante ao processo de ensino-aprendizagem em torno de técnicas essenciais como higienização, identificação de pincéis, materiais de uso, produtos, proposta, preparação, colorimetria e tons de peles, acessórios e conceitos. Além disso, o curso também conta com workshops sobre autocuidado e empreendedorismo para que os concluintes estejam aptos para atuarem nos ramos de maquiagem artística e editorial, como audiovisual, festivais, desfiles de moda, cerimonial, social, entre outros.
Mais do que isso, o objetivo é formar maquiadores profissionais com a capacidade de entender o compromisso da diversidade estética. O primeiro passo para carreira dessas e desses jovens ainda contará com uma maleta Avon repleta de produtos com a qual serão presenteados ao final das duas semanas de capacitação. “Estamos falando de uma marca parceira que acredita em uma beleza democrática, que envolva não somente produtos de altíssima qualidade e tecnologia de ponta, mas também preços acessíveis e versatilidade, de modo a atender a diversidade de pele dos brasileiros, pensando e desenvolvendo constantemente todo o seu portfólio de maquiagem para a mulher negra”, explica Nell Araújo, idealizador do Teatroescola.
A diversidade étnico-racial na Avon
A luta contra a desigualdade racial está enraizada nos propósitos da Avon por meio de diversas ações. No ano passado, a marca deu um novo passo, exaltando a #ExcelênciaPreta ao lançar uma plataforma que inclui projetos, parceiros e suas próprias redes para aumentar a visibilidade de novos creators negros. Essa iniciativa está conectada ao movimento #EssaéMinhaCor, iniciado em novembro de 2020, que contou com a realização do estudo black paper, culminando na ampliação do portfólio de maquiagem da marca para contemplar todos os tons de pele da brasileira. Além disso, a Avon inaugurou o seu Compromisso Antirracista com metas como: contratação de 50% de pessoas negras e em ter 30% de mulheres negras em posições de liderança até 2030, visando o aumento da representatividade negra principalmente nas áreas de Comunicação, Recursos Humanos, Marketing e Vendas da empresa. Letramento e sensibilização sobre o tema equidade racial voltados para a liderança e todos os colaboradores da empresa também fazem parte do pacto firmado pela Avon.
Sobre o Teatroescola
Primeira escola inclusiva e integrada com estudos da cultura afro-brasileira e indígena, destinada a jovens afrodescendentes em todo o Nordeste. O projeto existe desde 2017 e já formou mais de 600 jovens de Salvador e Região Metropolitana. Para mais informações sobre cursos e inscrições, basta acessar os links do Instagram da instituição (@teatroescolaoficial).
Sobre a Avon
Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, a Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Portanto, o antirracismo é um compromisso para a marca. Usando o que sabe fazer de melhor, que é a elevação da autoestima, democratização da beleza e promoção do empreendedorismo feminino, direciona suas ações para campanhas como #EssaéaMinhaCor com início em novembro de 2020, que por meio da realização do estudo black paper, permitiu a ampliação do portfólio de maquiagem da marca para contemplar todos os tons de pele brasileira e exaltar, dessa forma, a diversidade tão rica do país. Internamente, a Avon tem buscado alcançar a meta de ter, entre colaboradores e colaboradoras, de 50% de pessoas negras e em ter 30% de mulheres negras em posições de liderança até 2030, para aumentar a representatividade negra e, assim, maximizar seus resultados em favor do antirracismo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site www.avon.com.br.