Na semana no Dia dos Namorados, Ana Cláudia Lomelino, a “Mãeana” e ex-banda Tono, lançou “Meu Pedaço de Pecado” e “Tô sem você” – interpretações musicais de João Gomes. O single duplo faz parte de um projeto que a artista desenvolve relendo dois compositores e cantores: João Gilberto e João Gomes. As músicas farão parte de um álbum completo com previsão de lançamento ainda em 2023.
Com produção de Bem Gil e Sebastian Notini, e coprodução de “mãeana”, o single duplo também conta com Mário Soares, no violino, e é masterizado por Claes-Göran Persson.
“Mãeana” nasceu da necessidade de Ana Lomelino em cantar o amor materno, o sangue, o ventre, o feminino e a fertilidade de onde todos nós viemos. E depois de dois discos dedicados a esses signos, a artista se volta para o amor romântico através do repertório de dois Joãos, o Gilberto e sua bossa sublime e o Gomes com seu piseiro irresistível.
“mãeana canta JG” situa-se nesse encontro entre Juazeiro e Petrolina, interpretando musicalmente a ponte real que liga essas duas cidades, moradas desses dois cantores populares brasileiros. Ana que tem o repertório e a escola do baiano já introjetados em si desde criança se encantou com a recente chegada da música do pernambucano de canto potente.
A partir daí (e da coincidência de suas iniciais) veio à ideia de juntar os dois (e seus respectivos compositores) numa fusão irresistível entre o imaginário urbano e rural. A batida (e a roupagem) do samba de João Gilberto se distanciou do jazz para se reaproximar do bolero, e a batida do piseiro de João Gomes se distanciou das programações eletrônicas para encontrar a vassourinha e a pele do tambor. Tudo costurado sem nó pelo canto translúcido e colorido de “mãeana”, que ao lado dos músicos e produtores Bem Gil e Sebastian Notini, apelidou carinhosamente esse laboratório como “pisa nova”.
Nascida no Rio de Janeiro (RJ), Ana Cláudia Lomelino, 34 anos, iniciou sua carreira de cantora há 11 anos. Seu ídolo e maior influência musical e artística, ela já admirava desde a infância: enquanto os CDs e LPs de Caetano Veloso povoavam sua estante, Ana Cláudia cursava a Escola de Dança Angel Viana. Em 2007, enquanto estudava astrologia, ela foi convidada para ser vocalista do grupo Tono com quem já gravou três discos, Tono Auge (2009), Tono (2010) e Aquário (2013). Em 2015, lançou Mãeana, seu primeiro trabalho solo, e que o próprio Caetano assina o release do disco.
Serviço
Segundas de agosto (quando o show volta a estar em cartaz na Casa da Mãe)
18 de agosto – Teatro SESIMINAS em Belo Horizonte;
28 de agosto – SESC Pompéia em São Paulo.
Selo – XIRÊ.
Distribuição – Believe.
Ficha Técnica – “mãeana canta JG”
“Meu Pedaço de Pecado”
Voz – Ana Lomelino;
Guitarra e Baixo – Bem Gil;
Percussão e Teclado – Sebastian Notini.
“Tô Sem Você”
Voz – Ana Lomelino;
Guitarra e Baixo – Bem Gil;
Percussão – Sebastian Notini;
Violino – Mário Soares.
Produzido por Bem Gil e Sebastian Notini;
Co-produzido por Ana Lomelino (mãeana);
Gravado e Mixado por Sebastian Notini;
Masterizado por Claes-Göran Persson.
Foto Alfamor