“Entre Dois Santos” – Musical sobre resistência negra mineira chega ao Subúrbio de Salvador

No próximo sábado, dia 09 de setembro, às 19h, a Quadra Municipal Fernando Presidio, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, será palco do musical “Entre Dois Santos” , produção da Companhia de Teatro A Trupe, de Brasília de Minas – MG.

Com concepção e direção do teatrólogo e produtor cultural Ricardo Simões e texto de Héryton Machado, o espetáculo apresenta a trajetória da personagem Maria do Batuque, símbolo de força e representatividade, uma mulher simples, batalhadora e resistente que vive do desafio de manter acesa a sua arte, sendo está traduzida pelas manifestações espetaculares de matrizes afro-brasileiras que sobrevivem nos barrancos do Rio São Francisco no norte de Minas Gerais. O acesso é totalmente gratuito.

“Contar essa história é um convite a reflexão sobre o empoderamento feminino das mulheres negras, das origens dele. Maria do Batuque é uma líder popular que representa essa causa e é muito importante que essa narrativa seja levada até o local onde as mulheres negras, periféricas e subversivas vivem. O subúrbio de Salvador é um desses lugares”, explica o diretor.

“Entre Dois Santos” traz à tona personagens históricos marcantes, como por exemplo Antônio Dó, símbolo Massimo de liderança de movimentos paramilitares característicos do século passado, em defesa de quilombos norte- mineiros. A produção destaca de forma lúdica e colorida a força das tradições populares, evidenciando a importância e o poder da cultura popular geraizeira, sendo assim também um convite ao exercício da imaginação e da fantasia aliada ao desenvolvimento do senso crítico.

“Através da mistura de linguagens lúdicas e artísticas o espetáculo trata de temas muito atuais, não só a desigualdade social, mas também a valorização dos credos de matriz africana e das lideranças negras e até mesmo o autismo. Esses assuntos não são tratados de forma panfletária, mas de maneira sutil, com o intuito de provocar o público a pensar nessas questões”, complementa Ricardo Simões.

A produção aposta também em cenografia e trilha sonora imersivas, além de um elenco de peso composto por Vanessa Gaia como intérprete de Dona Maria do Batuque e a Mulher do Sapo Cururu. Za Di Calú é Jerômo, Emerson Aquino é Manezin, Héryton Machado interpreta o Caboclo do Rio, Manin e Tone Dó. Ricardo Simões dá vida a João Congo e ao Rio. Paulo Antunes compõe a equipe técnica com a função de inserir projeções mapeadas ao espetáculo, o que o torna rico em multilinguagens; o teatro e o audiovisual em diálogo.

O espetáculo conta ainda com a presença dos brincantes do Boi Bumbá de São Romão – MG, tendo à frente o agitador cultural Amilton Pereira da Silva, herdeiro da tradição de Dona Ernestina e Dona Maria do Batuque.

“Entre Dois Santos” integra o projeto: Diversão em Cena, tendo a empresa ArcelorMittal como patrocinadora por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – e percorre todo o país difundindo a cultura popular geraizeira.

SERVIÇO:

Entre Dois Santos – Espetáculo Musical

Data: 09/09/2023

Local: Quadra Fernando Presídio – Paripe (Subúrbio Ferroviário de Salvador)

Horário: 19h

Acesso Gratuito

Fotos de Jean Rodrigues de Souza.

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.