O espetáculo “Pititinga – Peixe Pequeno” estreia nesta terça-feira (12), às 19h, no Teatro Gamboa, em temporada que segue todos os dias até domingo (17) – neste dia o horário de apresentação é 17h. O projeto reúne três atores e uma atriz brasilienses – Ellen Gabis, Davi Dias, Jefferson Vieira e João Paulo Machado – em uma produção assinada por artistas da Bahia e de Brasília. No palco, os atores interpretam as “criaturas-peixe”, seres que navegam no mar de suas memórias e dores, mas também nas águas da cura, em um mergulho interno à procura de respostas. A peça reflete sobre as aflições de pessoas atípicas ou corpos marginalizados, sobretudo, no que diz respeito à sexualidade, gênero e racialidade. Os ingressos custam R$20 e R$10, à venda na bilheteria do Gamboa ou antecipadamente pelo whatsapp, via pix, no número 71 98631-3925.
Em diálogo com o Teatro Documentário, gênero criado pelo diretor alemão Erwin Piscator, nos anos 1920, que utiliza documentos e memórias como fontes para a elaboração do espetáculo, “Pititinga – Peixe Pequeno” possui uma dramaturgia autoral e coletiva. Através de experimentos, exercícios e compartilhamentos de depoimentos, fotografias, relatos, entrevistas, cartas e diários, os atores produziram relatos autobiográficos para a construção colaborativa da dramaturgia.
Esse processo colaborativo foi orientado pelo ator e diretor baiano Thiago Carvalho, que assina a direção do espetáculo. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC-UFBA, Thiago esteve como professor substituto na Universidade de Brasília – UnB, quando conheceu os atores brasilienses que formam o Coletivo Poéticas da Meia Noite. “Neste trabalho, buscamos radicalizar a linguagem, ou seja, criar mecanismo de contraponto ao que está posto como norma, propondo um novo modo de se expressar”, explica Thiago. A partir do resgate da individualidade e singularidade de cada integrante, foram encontradas formas de codificação da experiência vivida através da linguagem escrita, poética e dramatúrgica.
Inscrições abertas para oficinas
A programação de setembro conta ainda com as oficinas “Teatro com Objetos Tecnológicos”, para crianças de 07 a 12 anos, e “Teatro e Oratória com Foco Empresarial”, para o público adulto, ministradas pela educadora e diretora de teatro e dança, Thalia Fonseca. A primeira busca ressignificar os objetos tecnológicos que as crianças usam frequentemente, desenvolvendo novas formas de diálogos destes objetos com os alunos. A segunda utiliza do teatro para melhorar a oratória, a improvisação, a postura, a criação de roteiros para reunião, palestras, entrevistas, através de textos, jogos, cenas e observação de materiais visuais. As inscrições acontecem via whatsapp, no (91) 98070-6905, contato também para dúvidas e informações sobre as aulas, que acontecem ao longo do mês, no Gambo a.
Exposição
Atestando a versatilidade da estrutura física do Teatro Gamboa, é lá que acontece a exposição Semântica Tapuia, de Naum Bandeira. Trata-se de um “working in progress” que contará com intervenções até dezembro, na galeria Jayme Figura. Nela, Naum traz um resgate imagético das pinturas rupestres milenares da Chapada Diamantina.