Em cartaz até 04 de fevereiro de 2024, na CAIXA Cultural Salvador a exposição inédita “NINO CAIS | Cada Pessoa Guarda Um Museu Dentro de Si”, do artista plástico visual Nino Cais, apresenta uma linguagem que reflete o papel das imagens em circulação na cultura visual popular, o fio condutor da mostra que busca valorizar o corpo ao entorno da arte, atraindo objetos que contam a sua história. A visitação acontece das 9h às 17h30, com acesso gratuito.
Em uma seleção delicada, o artista apresenta um pouco da sua obra, através da aproximação do universo dos museus com o colecionismo, mostrando que cada um pode reviver e ter memórias afetivas.
O título da mostra, que teve estreia na Caixa Cultural Salvador, faz referência a uma frase retirada do filme-ensaio Immortality and Resurrection for All! [Imortalidade e Ressurreição para Todos] (2017), do artista Anton Vidokle. Filmado em diversas galerias de arte de Moscou, além de bibliotecas e um Museu de História Natural, o vídeo encerra uma trilogia sobre o Cosmismo Russo, escola de pensamento filosófico que influenciou diversos artistas e intelectuais da vanguarda russa entre o final do século 19 e início do século 20.
A exposição “NINO CAIS | Cada Pessoa Guarda Um Museu Dentro de Si” foi contemplada pelo Edital da Caixa Cultural 2023|24 e tem a proposta de futuras itinerâncias por outras capitais brasileiras.
Sobre Nino Cais
Nino Cais nasceu em São Paulo em 1969, onde vive e trabalha até hoje. Com Bacharelado (2001) em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, Nino Cais possui uma obra plural, trabalhando com fotografia, colagem, desenho, escultura, assemblage, vídeo, entre outros. Em seu trabalho, o corpo, as imagens e os objetos ascendem de suas condições de passividade, descartabilidade e esquecimento, respectivamente. Operando através do corte, dobra, empilhamento e composição, Nino descobre afetos e confrontos entre seu corpo e o mundo, entre o mundo e o mundo, criando totalidades que subvertem seus devires originais, hoje decaídos, desvelando as potências latentes de significação contidas na poeira e esquecimento cotidianos.
O artista fez parte da 30ª Bienal Internacional de São Paulo, “A iminência das poéticas” (2012), e participa regularmente de exposições individuais e coletivas na América Latina e nos Estados Unidos. Atualmente é representado no Brasil pela Casa Triângulo, em Nova Iorque pela Fridman Gallery, em Buenos Aires pela Gachi Pietro e em Cusco pela Vigil Gonzales. Em 2020, passou a fazer parte do acervo expositivo da Pinacoteca do estado de São Paulo. Ao todo, realizou 20 exposições individuais ao longo de sua carreira.
Serviço:
Exposição: NINO CAIS | Cada Pessoa Guarda Um Museu Dentro de Si
Local: CAIXA Cultural Salvador
Endereço: CAIXA Cultural Salvador | Rua Carlos Gomes, 57, Centro | Salvador (BA)
Visitação: 05 de dezembro a 04 de fevereiro de 2023.
Horário: terça-feira à domingo, das 9h às 17h30.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita