O Afrocidade vai transportar a magia dos timbaus do Candeal ao Pelourinho. Nesta quinta-feira (25), no Largo Quincas Berro d’Água, a big band fará uma homenagem à Timbalada em seu primeiro ensaio de 2024. O show terá a presença – e a benção – dos mestres Cabo Del Serra e Careca, dupla elementar na criação do grupo percussivo idealizado por Carlinhos Brown, que se transformou em um movimento cultural e social. Os percussionistas fizeram parte da primeira formação da Timbalada. O show começa às 21 horas e a entrada é gratuita.
Líder do Afrocidade, Eric Mazzone, o Bicho Solto, saúda os timbaleiros e os artistas que solidificaram o projeto da Timbalada, fenômeno da música afro baiana. Do Candeal para o mundo, a banda serviu de fundamento para o Afrocidade. “Essa homenagem se estende não somente à Timbalada como a todos os timbaleiros. É dedicada a todas as figuras que participaram dessa construção musical, da sonoridade que conseguiram alcançar, sabe? Podermos estar conectados através da música, dessa forma, é forte pra caramba”, reconhece Eric.
Bicho Solto complementa: “Vamos trazer dois timbaleiros que são frutos dessa imersão que [Carlinhos] Brown fez – junto com todos os outros participantes. Entendemos que esse era o momento de dar um grito de unificação. Quando criança, meu sonho sempre foi fazer parte da Timbalada, se pintar de timbaleiro. Os integrantes da banda têm esse mesmo sentimento, é uma parada muito forte e algo que a gente se identifica muito”.
O Ensaio do Afrocidade tem apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura (Secult) e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e é um ponto de coleta para a campanha Bahia Sem Fome. A banda pede ao público que se solidarize e doe ao menos um quilo de alimento não-perecível.
Só as cabeças
Eric Mazzone, vocalista, baterista e diretor musical do Afrocidade, revela coincidências entre a banda e o Timbalada. Ele cita o nome de batismo do primeiro EP do Afrocidade, intitulado “Cabeça de Tambor”. O compacto de estreia tem como inspiração o álbum antológico de 1994, “Cada Cabeça é Um Mundo”.
Eric enfatiza que “D.N.” – como ele se refere a Denny Denan – é de Camaçari, lugar de origem do Afrocidade. O então comandante do Timbalada está na Timbalada desde os 11 anos. “A gente se conhece desde de menino”, relaciona o vocalista do Afrocidade. “Agora, estamos vivendo esse momento. A realização da possibilidade de transformação das nossas vidas, de todo mundo que faz parte dos projetos do Afrocidade e da Timbalada”, celebra ele.
As correspondências não cessam aí. “Eu morei na mesma rua que o compositor da música ‘Beija Flor’, Zé Raimundo. Na mesma rua, de fato. Éramos vizinhos de casa. Então, isso deu origem à minha primeira experiência musical, através da vivência com Zé e com a família dele”, recorda Bicho Solto, com afeto.
Serviço
O quê: ENSAIO DO AFROCIDADE em homenagem à TIMBALADA com participações de CABO DEL SERRA e CARECA
Quando: quinta-feira, 25 de janeiro de 2024, às 21 horas
Onde: Largo Quincas Berro d’Água, Rua do Açouguinho, 12, Pelourinho
Quanto: Gratuito
Foto Vulgo Jr