A performance poética e teatral integra a programação do Festival Boca de Brasa Centro
Música, dança, audiovisual e poesia, conduzem Fabiana Lima no espetáculo “Fyah do Ódio ao Amor”, que estreia neste sábado (23/03), às 15h, no Teatro Gregório de Mattos. A apresentação é gratuita e integra a programação do Festival Boca de Brasa Centro.
Com textos autorais e sob direção de Negafyah e Merry Batista, o espetáculo narra a trajetória da artista como mulher preta, nascida na periferia de Salvador e o seu encontro com a arte, religiosidade, coletividade e afeto, como ferramentas para organização dos sentimentos e reconhecimento de seu potencial mobilizador.
Explorando a transformação de sua poética ao longo da sua carreira, Negafyah aborda o enfrentamento às violências que atravessam o seu corpo e a liberdade do amor entre pessoas pretas: o dengo, ubuntu e a construção da intimidade em comunidade.
Vice-campeã do Slam BR (2016) e do internacional Rio Slam Poetry (2018), Negafyah é conhecida pela performance impactante de suas poesias e pelo trabalho fundamental para o fortalecimento da literatura de mulheres negras através do Slam das Minas Bahia e neste sábado (23/03), ela sobe ao palco do Festival Boca de Brasa em um espetáculo construído para mostrar a multiplicidade de sua arte através da denuncia a violência que atravessa corpos pretos, do fortalecimento da comunidade negra e do amor preto como ferramenta de cura.
O evento é gratuito e a distribuição dos ingressos será feita momentos antes do início do espetáculo.
Este projeto é viabilizado pela bolsa-estímulo da Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Centro 2023, fruto do Termo de Colaboração 002/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Sociocultural Nubas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.
SERVIÇO
Espetáculo Poético-Teatral “Fyah do Ódio ao Amor”
Data: 23 de março (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Teatro Gregório de Mattos
Entrada: Gratuita