Projeto “Tempo Cultural” abre inscrições gratuitas para 06 oficinas voltadas a jovens e adultos do Subúrbio


Durante os meses de abril e maio ocorrerão oficinas de gastronomia, teatro, audiovisual, fotografia, música e artes visuais

A cultura de um povo é formada pelo intercâmbio entre indivíduos, grupos, sociedade e comunidade. Para formar este rizoma cultural é preciso tempo para fruir, formar/educar e agir. É a partir desta relação corpo-espaço que nasce o projeto “Tempo Cultural – Vivências em Arte e Cultura”, a ser executado em três etapas totalmente gratuitas, até maio de 2024.

A primeira delas é a realização de seis oficinas técnicas e criativas em Arte e Cultura, durante os meses de abril e maio – gastronomia (técnicas básicas e confeitaria), Música, Fotografia, Audiovisual, Teatro e Artes Visuais -, a serem executadas em escolas estaduais, associações e instituições do Subúrbio de Salvador, voltadas prioritariamente a jovens e adultos moradores da região. Os participantes receberão certificados.

As inscrições estarão abertas de 05 a 08 de abril, através de formulário virtual disponível no perfil do Instagram do projeto (@tempocultural) e/ou nos espaços de realização de cada oficina – gastronomia: Lar Pérolas de Cristo (Tubarão), na Escola Estadual Barros Barreto (Paripe) e na Associação Beneficente e Recreativa do Bairro da Felicidade (Paripe); fotografia e artes visuais: Escola Estadual João Caribe (São Tomé de Paripe); oficinas de audiovisual e teatro: na Escola Estadual Barros Barreto (Paripe); e música: Lar Pérolas de Cristo.

Cada oficina será destinada a 20 jovens e adultos do subúrbio, com exceção da oficina de gastronomia que contará com 06 turmas. Alcançando cerca de 120 pessoas. Estas ações artístico-culturais têm carga horária de 20 horas cada. Os oficineiros, em sua maioria, são profissionais residentes de bairros do Subúrbio Ferroviário e/ou artistas que já tenham relação socioeducativa com a comunidade.

A produtora executiva do projeto, Naila Jesus comenta que, desta forma, o projeto contribui para a descentralização cultural, levando atividades artísticas e culturais diretamente da própria comunidade local. “Isso estimula a geração de renda local e contribui para o fortalecimento socioeconômico da região. Além de valorizar e dar voz aos talentos artísticos presentes no subúrbio, muitas vezes marginalizados em outras esferas sociais”, destaca.

Após as oficinas, na segunda etapa, em maio, haverá a etapa de Vivências , na qual os participantes irão visitar espaços e instituições com larga experiência na área específica de cada oficina, compreendendo seus modos de fazer e saber, suas práticas técnicas, artísticas e produtivas, propiciando uma percepção ampliada das etapas que compõem cada área ou linguagem. As empresas e parceiros desta etapa ainda serão definidos.

A terceira etapa é a Mostra Artístico-Cultural, que irá ocorrer dias 25 e 26 de maio, das 15h às 20h, na Escola Estadual Barros Barreto, em Paripe/Subúrbio Ferroviário, com a apresentação dos resultados de todas as oficinas e de artistas convidados, e será aberta ao público, com acessibilidade por meio de tradução simultânea em Libras.

Projeto
Idealizado e coordenado pelo multiartista e produtor cultural, Saulus Castro (Coletivo Duo), “Tempo Cultural – Vivências em Arte e Cultura” busca contribuir para a diminuição e erradicação de um tríplice problema que impede o desenvolvimento equânime do país: a falta de acesso a bens artísticos (Fruir), o desalinhamento entre Arte e Educação (Formar) e a falta de oportunidades e para expressão artística (Feitura).

“Tempo Cultural oportuniza a públicos de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade a fruição de ações culturais e a troca de conhecimentos formais e informais, além de descentralizar geograficamente os saberes e fazeres culturais”, pontua Castro. O projeto tem patrocínio do Terminal Cotegipe, por meio da empresa Vitarella, e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Serviço
O quê: Inscrições oficinas Tempo Cultural
Quando: 05 a 08 de abril
Inscrições: https://linktr.ee/tempocultural?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=7bfc8064-3d45-4bd1-b35e-f05e3ba3891e
Mais informações: https://www.instagram.com/tempocultural?igsh=bG9leTh1eGc1Zm1r ou @tempocultural

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.