Após uma temporada no Espaço Xisto Bahia, o espetáculo “Outras Fábulas Mágicas” volta em cartaz nos dias 5 e 6 de abril, sempre às 19h, no Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na portaria do espaço (por ordem de chegada). Produzido e com atuação dos artistas que formam o Coletivo das Liliths, a montagem reconta cinco histórias de personagens inspirados em pessoas reais LGBTQIA+ e/ou mulheres (Sandra, Donna, Manoel, Maria e Jânio) que não tiveram o reconhecimento público.
A obra multilinguagem tem direção de Georgenes Isaac e enfatiza a relação entre memória, territórios e identidades, dando novas versões para histórias de pessoas dissidentes marcadas pela dor e violência. As biografias são transformadas em fábulas.
“Essas narrativas são colocadas em evidência para que essas pessoas recebam o reconhecimento que historicamente foi negado. Para isso, cada atuante em cena retorna as suas memórias de infância e adolescência para identificar essas narrativas soterradas e reencontrar com elas”, conta o diretor Georgenes.
“Outras Fábulas Mágicas” completa a Trilogia dos Trópicos, projeto que visa identificar e difundir a presença de pessoas dissidentes na construção da história e da identidade nacional do Brasil, tendo Xica (2017) e Tibiras (2019) como os dois primeiros espetáculos. A iniciativa é uma realização do Coletivo Das Liliths, plataforma artística composta por artistas mulheres e LGBTQIAPN+, com sede em Salvador (BA), que vem atuando de maneira ininterrupta há 10 anos, fomentando e fortalecendo o debate acerca das dissidências de gênero e sexuais através das artes cênicas.
O projeto Rachaduras da Memória: Teatro, Território e Identidade foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
SERVIÇO
Outras Fábulas Mágicas
5 e 6 de de abril, às 19:00
Onde: Solar Boa Vista – Engenho Velho de Brotas
Ingressos gratuitos