Crédito: Tácio Moreira
O trabalho autoral que o cantor e compositor Rafa Chagas vem consolidando na música baiana ganha nova página hoje (05). O artista lança um EP e audiovisual pelo Ubaque Conteúdo Musical, projeto baiano que investe na gravação de cantores que movimentam a cena musical independente de Salvador. Ouça em https://virginmusicbr.lnk.to/ConteudoMusical-RafaChagas e assista em https://www.youtube.com/@ubaque.
Rafa apresenta, neste lançamento, as faixas “Viva la Vida”, “Degusta” e “Azul Anil”. Pelo selo baiano, ele já lançou “A Luanda” e “Metendo Dança”. “As músicas desse EP têm inspirações diversas. Estão nas minhas vivências afro-urbanas do dia a dia; em meu filho Zayan, que me motiva em cada sorriso que ele solta quando escuta uma música minha… Com isso, a necessidade de reverberar todo esse sentimento fala mais alto e nasce esse combo com um EP e audiovisual luxuosos em parceria com a Ubaque. Estou muito feliz em fazer esse colab com eles. Vejo a Ubaque como um movimento muito potente que possibilita uma estrutura especial e inteligente para grandes artistas independentes da Bahia. Quero que o mundo todo se identifique com a mensagem do meu som”, celebra Rafa.
Cria do Acupe de Brotas, em Salvador, Rafa Chagas nasceu em berço musical. Ele é autor de hits como “Zona de Perigo”, sucesso na voz de Léo Santana, que liderou as paradas nas plataformas digitais, alcançando o Top 1 Brasil e Top 11 Mundo no Spotify, além de se consagrar como Música do Carnaval 2023 e levar o Prêmio Multishow, na categoria Axé/Pagodão, e indicação ao prêmio Melhores do Ano, da Rede Globo. O artista agora alça voo solo em sua carreira nos palcos, sem deixar o dom para compor de lado. Em seus novos trabalhos, Rafa apresenta o resultado da mistura do afrobeat com ritmos afro-urbanos percussivos, se reafirmando no cenário musical como um artista preto e periférico.
UBAQUE Conteúdo Musical
O projeto joga luz sobre a produção de uma safra de novos artistas que tem movimentado a agenda musical de Salvador, através da gravação de audiovisuais em pontos estratégicos da cidade, que são disponibilizados, depois, nas plataformas digitais. A iniciativa reúne a Join Entretenimento (dos empresários idealizadores do projeto, Camila Rebouças e Fábio Almeida) e a Virgin Music – braço da Universal Music no lançamento de artistas da nova geração da música brasileira.
O trabalho inicia com a consultoria artística assinada por Elísio Lopes Júnior, diretor artístico e roteirista. Ubaque nasce com foco nos novos conteúdos de matriz rítmica baiana, a partir da música percussiva, e buscando as diversas possibilidades que a percussão oferece para criação artística. O projeto está investindo na identificação de talentos originais e na pesquisa de novos ritmos, assim como a disponibilização aos mais diversos públicos em conteúdos audiovisuais, podcasts, instalações, eventos-conceito, publicações, conteúdos de pesquisa e outros formatos.
“Reunimos artistas que mantêm a agenda cultural de Salvador aquecida o ano inteiro. Alguns com público fiel nos shows, outros iniciando na carreira, mas já com um olhar altamente qualificado para sua produção musical e para o mercado. Nossa intenção é organizar esse acervo, lançar trabalhos inéditos e jogar luz para uma cena forte, com reconhecimento do público e do mercado”, aponta Camila Rebouças.
“É uma honra enorme fazer essa parceria com o UBAQUE. A Bahia é um dos grandes celeiros da música brasileira e sempre com grandes talentos. Ainda há o ditado: ‘baiano não nasce, baiano estreia’. O baiano tem uma musicalidade e um talento incríveis. Essa parceria com o UBAQUE é para poder tentar potencializar esses novos artistas e talentos da Bahia para o Brasil e para o mundo”, conta Miguel Cariello, presidente da Virgin Music Group.