Dando início a mais uma semana celebrativa pelos 50 anos de atividade, o Teatro Gamboa apresenta ao público uma programação diária diversificada, com opções gratuitas e com preços populares, e a possibilidade de assistir presencialmente ou a transmissão através da plataforma virtual do teatro. Os ingressos custam R$20/R$40, à venda no https://teatrogamboa.com.br/ ou a partir das 15h dos dias das apresentações na bilheteria do espaço cultural.
Nesta quarta-feira (24), às 19h, a cantora indígena argentina Maryta de Humahuaca apresenta o show “Um Jeito de Zambear”. Inspirado nas palavras Samba, no Brasil, e Zamba, na Argentina, o espetáculo tem como objetivo unir cores e linguagens para observar a unidade do povo latino americano, que carrega ritmos ao som do tambor. Amante da cultura ancestral, Maryta de Humahuaca convida o público a homenagear o encontro dos “SZambas”, reverência à união de todos os povos.
Quinta (25) e sexta-feira (26), às 19h, o ator-pesquisador das artes cênicas, Lineu Gabriel, leva ao palco do Gamboa seu segundo solo, “Vozes do Cruzêro”. A peça teatral apresenta um universo poético inspirado no Caboclo da Zona da Mata Norte pernambucana, região que concentra inúmeras expressões artísticas e religiosas, como o Cavalo Marinho, o Caboclinho, o Maracatu de Baque Solto, a Jurema Sagrada, entre outras.
Sábado (27), às 17h, flamenco e dança do ventre, culturas sonoras e do corpo que não surgiram juntas, mas que guardam profundas correlações, dão o tom do espetáculo Elementais, com Flora Bacelar e Laurisabel Assil. Elas estão em ritmos dançados, modos de movimentos do corpo, instrumentos com os quais se executam seus repertórios. Estão também na importância dada aos elementos que são utilizados em suas danças.
Domingo (28), às 17h, quem assume a programação é o espetáculo “Pé de Ouvido: histórias de bichos traquinas, criaturas malinas e encantados de água doce”. Articulando a contação e o entoar de canções, Luciene Santoz e Pinduka cruzam histórias ameríndias, afrobrasileiras e mouriscas, recolhidas por diferentes autores/pesquisadores da tradição oral. As histórias são apresentadas de forma brincante, acolhedora do riso e da traquinagem, mas também fazendo notar tristezas e agruras advindas de eventuais alianças entre ganância e inveja. A aposta é que as crianças possam experienciar emoções distintas e, em alguma medida, realizar o que a dupla chama de ‘ginástica afetiva’.
Oficinas na agenda
Entre 09h e 11h da manhã desta quarta-feira (24) acontece a oficina gratuita “Jhumandizando no Gamboa – Formação de Musical”. Nela, o educador artístico, diretor teatral e músico Lay Cardeal promove diversas técnicas voltadas para a criação de espetáculo e desenvolvimento criativo, auto expressão pela vivência de improvisos de personagens no palco, junto com a dança, o teatro e a música. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (71) 98889-8849 ou [email protected]. Já na segunda-feira (29), entre 16h30 e 19h30, acontece mais uma edição do “Clube de Escrita Livre, Criativa e Curativa”, ministrado pela jornalista Isa Lorena. A aula traz novas propostas de exercícios para o aprimoramento da escrita, da leitura, da compreensão e interpretação de textos variados, tendo como base aulas lúdicas e com a utilização de ferramentas diversas, com 12 vagas abertas para cada turma e a idade mínima para participação é 14 anos. As inscrições podem ser realizadas através do Sympla, no link https://teatrogamboa.com.br/evento/clube-de-escrita-livre-criativa-e-curativa/2024-07-29/, ou diretamente com a jornalista, através do whatsApp: 71 99329-6389.
Exposição na Galeria Jayme Figura — O foyer do Teatro Gamboa, onde funciona a Galeria Jayme Figura, recebe a exposição “Rick Blanco – O Boleiro dos Orixás”, com as imagens de bolos inspirados nos Orixás. A exposição fica em cartaz de segunda a sexta, entre 09h e 12h; de quarta a sexta, também entre 13h e 19h; e sábado e domingo, entre 13h e 17h.
CineGamboa + PapoGamBoa — Antes de cada apresentação, o público confere uma exibição de um vídeo celebrativo pelos 50 anos do Teatro Gamboa, comemorados em julho, dentro do projeto “CineGamboa”, com o depoimento do fundador do Gamboa, o ator e diretor Eduardo Cabus. Após cada espetáculo, os artistas participam de um bate-papo com o público, para falar sobre o processo de construção dos shows e interações diversas com os presentes.