Cataratas de Foz do Iguaçu – foto de Eduardo Moody
A segunda temporada da série “Rios”, coprodução das produtoras Têm Dendê e Papa Jaca Filmes, estreia neste sábado (03) na RICtv Record – cujas quatro emissoras cobrem todo o Paraná -, apresentando uma investigação sobre a relação entre o homem e o meio ambiente, mais precisamente, com os rios. Nessa temporada, o fotógrafo especialista em natureza Eduardo Moody cria ensaios nas regiões que percorrem a Bacia do Paraná. A série conta com dez episódios, que serão exibidos aos sábados, às 13h30 em Curitiba e às 13h em Londrina, Maringá e Cascavel.
O projeto aborda questões socioambientais, da sustentabilidade e da economia, a partir da relação das comunidades com os rios que percorrem uma das bacias mais significativas da América do Sul, passando pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Ao longo de 45 minutos de cada episódio, as vivências ribeirinhas são acompanhadas pela equipe que faz um trajeto definido em busca de imagens para um ensaio fotográfico inédito de Eduardo Moody.
“Nessa segunda temporada Rios apresenta uma estética mais cinematográfica e convidamos o telespectador a fazer parte da história. Ele está próximo dos percursos, dos desafios de conhecer as trajetórias tão diversas, e muitas vezes até inóspitas. Começamos por São Paulo, depois Minas Gerais e concluímos no Paraná, na Tríplice Fronteira. Foram dias maravilhosos, pegamos muita chuva e muito sol, subimos a Serra da Canastra, navegamos em Capitólio, entramos no Tietê, estivemos em um dos melhores ciclos das Cataratas do Iguaçu, sem falar nas lindas histórias que, tenho certeza, vão encantar a que quem assistir”, comenta um dos diretores do projeto, Athos Muniz.
“A primeira temporada de Rios revelou a Bacia Atlântico Norte, no Maranhão, e tivemos uma relação de investigação com muitos cenários rurais. Agora em Rios Paraná, o grupo encontrou muitas realidades urbanas, onde os rios, suas geografias, relações econômicas e ambientais são muitas vezes conduzidas de forma oposta. Foi muito desafiador, ainda mais porque começamos o projeto na pandemia e tivemos que recomeçar após esse período. Foi preciso nos reinventar também”, diz Vânia Lima, diretora geral do projeto, sobre o desafio de realizar a segunda temporada da série.
“O Paraná é um estado fartamente banhado por grandes rios. O paranaense tem fartura de água potável, de energia e de alimentos. Mas não só: sua identidade se forma a partir dessa convivência com as águas de rios como o Iguaçu e o Paraná, entre tantos outros”, observa Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric. Rios tem apresentação do fotógrafo Eduardo Moody, direção de episódios de Athos Muniz e Walquíria Hamu, direção geral de Vânia Lima, que também assina o argumento original da série. Os roteiros são de Ailly Cavalcante, Suzana Aguiar e Pedro Henrique, a produção executiva é de Keyti Souza e Bruno Ramos, direção de fotografia de Cláudio Antônio e William Costa. A primeira temporada de Rios foi exibida pela Tv Difusora, RecordNews e SmithSonian. O projeto contou com recursos da Agência Nacional de Cinema, via FSA – Fundo Setorial do Audiovisual, BRDE.