Veterano de Casa Cor, o soterosergipano Wesley Lemos que já participou de 20 edições, incluindo as edições paulistana e sergipana da maior mostra de arquitetura e design das Américas, celebra mais uma entrega da Casa Cor Bahia com um espaço de 120m2 .
“Participar da Casa Cor Brasil em solo baiano tem outro tempero. Aqui ganhei malemolência em meu trabalho e abracei minhas raizes e hoje apresento minha melhor versão para entender o meu lugar nesse universo tão competitivo e pasteurizado. No projeto, proponho reflexões e diálogos importantes socio-culturais e atenção ao cuidado ao meio-ambiente. Penso em gestão de resíduos, sustentabilidade e novas linguagens contemporânea das arte. Aqui também é o meu lugar.” contou Wesley.
Na últimas edições de Casa Cor, Wesley apresentou na Bahia com sucesso sua CABAÑA, espaço totalmente sustentável e cheio de charme reutizando o material de demolição da antiga mansão.
Já em Aracaju, mostrou o seu luxo tropical no LOFT CAJU JAZZ, trazendo todo o maximalismo com referências na cultura pop com toques de regionalismo. Tendo ainda o contemporâneo elevado do seu ESTÚDIO AMORPHOUS em São Paulo, rendendo capa da Veja São Paulo ao lado de grandes nomes Sig Bergamin, Léo Shetaman e Marina Linhares o consagrando-o nacionalmente.
Wesley Lemos é o primeiro arquiteto e designer negro na história da arquitetura e Interiores de alto padrão brasileira com mais edições na Casa Cor se orgulhando de sua trajetória, lembrando da importância de não ser o primeiro à chegar e sim festejar as portas que ele mesmo abriu, muitas vezes quebrando barreiras e preconceitos.
“Hoje vejo o evento muito mais temperado e cheio de bons profissionais, elenco eclético e cheio de novos fornecedores em busca de materiais e soluções mais viáveis para sociedade e para conservação dos recursos naturais do planeta” concluiu Wesley Lemos.
A Casa Cor Bahia 2024 acontecerá de 17 de setembro a 6 de novembro no Bahia Othon Palace, bairro de Ondina em Salvador, ficando Wesley Lemos com um dos espaço mais importante da mostra que completará 30 anos em solo baiano.
“Estou desde 2005 na mostra e já vivenciei muitas transformações na casa, sinto-me parte dela e sou uma voz potente que sinaliza questões importante através da decoração como sustentabilidade, gestão de resíduos e novas linguagens à arte contemporânea afro-indígena brasileira . Sou grato por estar aqui lúcido e não ser mais decorador padrão alienado às questões sócio-culturais do meu nordeste.“ lembrou Wesley.
Sobre o ambiente:
Localizado na área mais nobre da mostra, o espaço possui 120m2 e reflete a maturidade do arquiteto, que interfere sutilmente na arquitetura modernista preservada da década de 70 do antigo Othon Palace, em Ondina Salvador Bahia. Nesta edição Wesley Lemos traz união de arte e design em formato imaginário de um “templo flutuante “ e propõe ao visitante um experiência imersiva na artes plásticas, como protagonista a pinturas com time de consagrados, renomados e novos artista plásticos nacionais com curadoria de Thais Darze e Adriana Cravo.
“ Luz, cores em grandes obras de arte compõem a monumentalidade do espaço, um passeio pela beleza através de paisagens botânicas e ancestralidade do inconsciente lúdico e belo.”, contou Wesley
“Recriei uma atmosfera de Basilica, de templo para narrar um imaginário único, colorido e cheio de beleza. Algo de sensação de quando criança nos conectamos pela luz, cores e texturas, isso segundo o arquiteto é poder trazer além de beleza aos olhos de quem vê propor conexão espiritual com as forças da natureza” conclui o arquiteto que usará no projeto fotos de Dex Almeida, Pedro Valera, Gabriela Daltro e os consagrados J. Cunha e Gilvan Nunes.
Aproveite para seguir @arquiteto_wesleylemos.