O ateliê Mão de Mãe nasceu com o intuito de dar visibilidade à luta de mulheres artesãs, criativas e empreendedoras, muitas vezes ignoradas pelas engrenagens da moda contemporânea.
Em seu sexto desfile no SPFW, que será apresentado no dia 18 de outubro às 20h no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, o ateliê decidiu homenagear as Ìyàmís, forças espirituais do Candomblé que são conhecidas como zeladoras do destino.
As Ìyàmís são tema recorrente na obra da artista plástica baiana Nádia Taquary, cujo trabalho também influenciou o time do AMM ao criar as peças de seu Verão 2025.
A coleção segue tendo o crochê como protagonista. Já as franjas vermelhas que adornam alguns looks são uma alusão à menstruação, à fertilidade e à força das Ìyàmís. Os pontos-escama, por sua vez, são uma referência direta à obra de Nádia.
Nádia por Lucas Assis
A coleção apresenta bases mais estruturadas, numa nítida evolução no trabalho de modelagem do AMM, com cartela de cores onde se destacam preto, branco, gelo, vermelho e dourado. Looks em linho trazem leveza ao desfile, num contraponto aos dois looks de palha de piaçava realizados em parceria com a designer Cristiane Carlos, da Divino Ammor.
O designer de acessórios Carlos Penna assina os brincos, pulseiras e adornos de cabeça inspirados na obra de Nádia Taquary.
Ficha Técnica
Direção de desfile: Augusto Mariotti
Styling: Daniel Ueda
Beleza: Maxi Weber
Tranças: Studio Nagô
Direção de casting e produção executiva: Marcos Lacerda
Acessórios: Carlos Penna
Fotografia: Márcio Lima | Uiler Costa
Foto Destaque: Vinícius Santana e Patrick Fortuna- diretores criativos da AMM por Lucas