Cantora e compositora baiana abre os caminhos para o vindouro EP
No dia 7 de novembro, Eloah Monteiro lança “Mulher Demais”, o primeiro single do seu próximo EP Agô, com lançamento previsto para o dia 28 do mesmo mês. Um sambinha brasileiríssimo que escancara, com ironia e um sorriso no canto da boca, a situação de muitas mulheres que precisam “se apertar” em relacionamentos que não as abraçam na devida proporção. A música, lançada pelo Selo Som Por Elas, chega como a primeira de 07 faixas do disco, seu primeiro trabalho autoral inserido no gênero samba e com show de lançamento confirmado para a primeira semana de dezembro.
Em “Mulher Demais”, Eloah une uma linguagem atual a um ritmo que carrega o peso da tradição, criando uma mistura envolvente. Com versos afiados, a música é um convite para que as mulheres se reconheçam, sem concessões, e entendam que, quando o outro não suporta a grandeza do que elas são, o problema não está nelas. Como numa roda de samba, o papo é reto e acolhedor: “Mulher Demais” reafirma a mensagem de que ser intensa, apaixonada e livre não deve nunca ser motivo para caber em limites que não são nossos.
Musicalmente, o single é vibrante, com arranjos de Felipe Guedes e Dandê Bahia (in memoriam) que aliam os violões e cavaquinhos brasileiros ao piano de Felipe Pires e à percussão de Juli Almeida. A bateria de Tici Belmonte, combinada ao baixo de Gustavo Caribé, dá o tom dançante à faixa, enquanto a mixagem de Irmão Carlos Psicofunk e a masterização de Luciano King realçam as nuances da produção.
O EP Agô: Samba, Poesia e Ancestralidade
“Mulher Demais” é apenas a primeira dose do que Eloah prepara para Agô, um EP em homenagem à ancestralidade e à originalidade da música brasileira feita na Bahia. O título, que significa ‘pedido de licença’ em iorubá, reflete o respeito da multiartista às raízes e à tradição africana em seu território.
Com canções que exploram temas como saudade, espiritualidade e desigualdade social, Eloah também utiliza o EP como plataforma para reflexões sobre raça, gênero e empoderamento feminino.
O lançamento do EP nas plataformas ocorrerá em 28 de novembro, celebrando o Dia do Samba com uma Roda de Conversa sobre o processo de produção do EP, voltada para mulheres cis e trans de Salvador/BA.
O EP “Agô” também explora as potências femininas e as várias camadas do afeto, resistência e autoafirmação. As sete faixas conduzem o ouvinte por uma jornada de samba, MPB e texturas urbanas que prometem tanto reflexão quanto celebração. Eloah une neste trabalho uma poética pessoal e universal, questionando papéis de gênero, a própria liberdade, e a relação da mulher com a sociedade que insiste em moldá-la.
Com proposta elaborada por Juliana Correia, Agô reúne uma equipe diversificada e talentosa. A produção executiva é compartilhada entre Karen Oliveira, Eloah Monteiro e Juliana Correia, enquanto a Direção Artística é assinada por Jef Rodriguez. A estratégia de marketing e mídias sociais fica por conta de Gael Figueiredo e tudo isso em uma embalagem de tirar o fôlego, pensada pela Diretora de Arte, JeisiEkê de Lundu e fotografias de Victor Motta.