A estilista baiana Sillas Filgueira, reconhecida por sua abordagem criativa e afetiva na moda, apresentará sua nova coleção “Perfídia” no desfile da Casa de Criadores, em 10 de dezembro de 2024.
A coleção é inspirada na canção homônima do Trio Irakitan, que aborda temas de amor e traição com uma poesia que Sillas incorporou ao processo de confecção. “É uma coleção com muito sentimento, com muita paixão”, afirmou a estilista.
Uma das peças de destaque é um vestido confeccionado em tecido de matelassê, tradicionalmente utilizado em forração de colchões, que recebeu bordados manuais em linhas de crochê e lã. Os miolos das flores aplicadas são adornados com sementes de jabuticaba perfumadas, estabelecendo uma conexão sensorial e emocional. “A inspiração do meu trabalho é sempre nas décadas de 50, 60 e 70. Eu viajo sempre nessas três décadas para construir as minhas peças, pois gosto das formas”, explicou Sillas.
Esta não é a primeira participação de Sillas Filgueira na Casa de Criadores. Em julho de 2022, ela estreou no evento com a coleção “Tramas de Isabel”, uma homenagem à sua mãe, Dona Isabel, que faleceu recentemente. A coleção resgatou memórias afetivas e técnicas artesanais aprendidas com sua mãe, como crochê e bordados, combinando-as com elementos de alta costura. 
Em julho de 2023, Sillas retornou à Casa de Criadores com a coleção “O Amor Comeu”, inspirada no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto. A coleção apresentou 30 looks que exploraram a delicadeza das pétalas de flores e cortes precisos de alfaiataria masculina, transmitindo uma imagem de leveza e sofisticação. 
Com a coleção “Perfídia”, Sillas Filgueira continua a explorar temas profundos e pessoais, transformando experiências em arte e moda, e reafirmando sua presença no cenário nacional.
Acompanhe tudo no Instagram @sillasfilgueirabrand