
Crédito: Felipe Oliveira
21 anos depois de lançada, a música “Praieiro” (Manno Góes) permanece como um ponto forte da banda Jammil e do repertório de festas no país. Prova disso está no estudo sobre as músicas mais tocadas em shows realizados no Brasil em 2024, divulgado pelo ECAD em janeiro deste ano, com a canção ocupando o top 20. É ela que dá também o nome do bloco que o grupo desfila na terça-feira de Carnaval de Salvador, no Circuito Dodô (Barra-Ondina), como um ponto de encontro dos fãs da banda e dos apaixonados pelos hits que o Jammil emprestou à festa e permanecem como clássicos do verão brasileiro. Antes disso, a abertura do Carnaval do Jammil será na quinta-feira (28), quando fará um show no Camarote da Polícia Militar.
O desfile no Praieiro marca ainda os dez anos de história do bloco e em horário nobre: será o quarto da fila, depois de saírem Bell Marques, Claudia Leitte e Parangolé. No ano em que o Axé Music comemora os 40 anos, o Praieiro desponta como uma opção de renovação do público, com a expectativa de atrair jovens soteropolitanos e turistas, além dos fãs do Jammil de todas as idades. Os abadás estão à venda na Central do Carnaval e na loja do Praieiro, inaugurada no Shopping Bela Vista. O bloco conta com o patrocínio do Esportes da Sorte, Bradesco e Shopping Bela Vista.
Para a ocasião, a banda faz um resgate necessário de uma pauta que já foi destaque antes e demonstra o perfil visionário de um nome fundamental para a festa na Bahia: Pedrinho da Rocha. Artista e designer responsável por diversas artes que marcaram o Carnaval de Salvador, Pedrinho vai assinar a criação dos abadás do bloco, que serão inspirados em uma frase sua: “Preservar o verde para os outros carnavais”.
O tema não é inédito, mas permanece atual: foi criado por ele para os figurinos usados pelos foliões do “Traz os Montes” no Carnaval de 1983, ano em que o bloco desfilou pela primeira vez na Barra, marcando também a estreia de um bloco no circuito. Naquele ano, a peça já trazia a necessidade da consciência ambiental, que é marca do trabalho do Jammil em ações de sustentabilidade em eventos como o “Vamos Ver o Pôr do Sol”, na Ponta de Humaitá.
Entre o comando do show no camarote da Polícia Militar e o Praieiro, a banda tem uma agenda extensa no Carnaval no Brasil. Na sexta-feira (28) eles seguem para Santa Catarina, com um show marcado no Jurerê Internacional. É também no estado do sul do Brasil que a banda se apresenta no sábado da folia (1º de março), à frente do Bloko Rosa, em Laguna. Domingo (02) e segunda (03) é de maratona em Minas Gerais. No primeiro dia por lá, o grupo baiano faz uma dobradinha e comanda a festa em Santa Bárbara do Tugúrio e Brumadinho. Já na segunda-feira, outra dobradinha: em Ouro Preto, o Jammil comanda a celebração dos 25 anos do Bloco da Praia. Depois, segue para Barão Cocais e faz o Carnaval na cidade. Encerrando a agenda da festa, na terça-feira (04) tem mais dobradinha: depois do Praieiro, a banda segue para a Boca do Rio, onde faz parte da programação oficial do Carnaval dos bairros da Prefeitura Municipal de Salvador.
“Eu sou do Carnaval”
O repertório já está sendo montado para tornar, este, um Carnaval especial para o Jammil. Os clássicos atemporais da banda, como “Milla”, “É Verão”, “Minha Estrela”, “Pra Te Ter Aqui”, “Ê Saudade” e “Praieiro” se misturam aos hits da festa em versões com a cara do Jammil. Essas canções estão presentes no audiovisual “Eternamente Carnaval”, gravado na Ponta de Humaitá, em Salvador, reduto tradicional do show “Vamos Ver o Pôr do Sol”, que o grupo realiza, de graça, desde 2016. Além delas, o Jammil segue atualizando seu repertório. “De Novo”, foi gravada ao vivo no projeto em um feat com o autor da música, representante da nova geração da música baiana, Jhaca, acumulando 1 milhão de visualizações no Youtube. “No Seu Corre” (Manno Góes), aposta da banda para a estação, também conecta o Jammil aos novos artistas da Bahia, gravada no “Eternamente Carnaval” com Filhos de Jorge.
“Quero mais o que?”
Na estrutura do bloco Praieiro, o público vai contar com serviços que garantem o conforto e iniciativas personalizadas durante a festa. Além de banheiros e bares exclusivos do bloco, o trio do Praieiro vai investir em sistema de som e iluminação que vai potencializar a experiência. No carro de apoio, sistema de bar com variedade de bebidas e lanches, além de assistência médica de primeiros socorros com equipe de plantão.
Com mais de 25 anos de história, o Jammil continua se reinventando e apostando em novidades que posicionam a banda como uma das mais ativas do atual cenário musical, movimentando a cena com diversos lançamentos e uma extensa agenda de shows em micaretas e festivais no Brasil e fora do país.