A islandesa de 49 anos, Bjork começou o 2015 com muitas surpresas: Lançamento do novo álbum, exposição e livro, tudo para o primeiro semestre do ano. Vulnicura é o nome do nono álbum de estúdio da cantora, lançado as pressas no dia 20 de janeiro, por causa do vazamento de algumas músicas em sites de download..
Vulnicura surpreende pelo teor confessional. Björk documenta a crise conjugal e a separação do artista Matthew Barney. São nove faixas, sendo as seis primeiras datadas em relação ao divórcio (“5 meses antes”, “6 meses depois”). O disco está disponível no Itunes, sendo Stonemilker, Lionsong e History of Touches, as músicas com maior aceitação do público.
Em março, o MOMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque apresentará uma retrospectiva da obra multifacetada da compositora e artista Björk. A exposição é concebido e organizado por Klaus Biesenbach, curador-chefe at Large no MoMA e Diretor do MoMA PS1, baseia-se em mais de 20 anos de projetos ousados e aventureiros da artista.
Cronologicamente, começa com o lançamento do primeiro álbum solo maduro de Björk, Debut, em 1993, e prossegue através de sua carreira até seu trabalho mais recente em 2015, incluindo uma nova instalação de vídeo e música encomendada especialmente para o Museu, Black Lake (que também aparece em seu novo álbum, Vulnicura(2015).
Na mesma altura será lançado um livro – Björk: Archives – que traçará uma linha do tempo na sua obra, que conterá ensaios, fotografias e artigos referentes a todo o seu percurso. A exposição estará patente em Nova Iorque entre 7 de Março e 7 de Junho de 2015, enquanto o livro será lançado dia 30 de Março.
Confira alguns celebres trabalhos da artista que certamente não ficarão de fora da exposição no MOMA.
https://www.youtube.com/watch?v=AjI2J2SQ528
https://www.youtube.com/watch?v=26sP2WsA5cY
https://www.youtube.com/watch?v=CyM5wow-hUk
O