A trajetória nas artes visuais do jornalista Fábio Salmeron, anda a todo vapor. Após duas exposições individuais entre os meses de março, abril e maio, da série de VídeoDoc.Arte InanimaDor, fruto da dissertação de mestrado, na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, Salmeron vem conquistando aos poucos o seu espaço nas artes.
Recentemente participou de uma exposição internacional, na cidade de Viena, na Áustria, dentro do projeto mundial Perspectives-Art Liver Diseases and Me, onde apresentou uma instalação imersiva, intitulada C ou não C.
Atualmente foi selecionado para fazer parte do projeto de ocupação artística, no munícipio chamado Cemitério do Peixe, no estado de Minas Gerais, em uma disputa com propostas artísticas de todo o Brasil. O encontro entre artistas brasileiros e estrangeiros, será de 4 a 7 de junho, onde cada um usará o povoado para suas práticas em arte. Salmeron levará obras em vídeo, reunindo um trabalho em docudrama documental em plano sequência, que será projetado na fachada da pequena igreja local, além de um projeto inédito de ocupação.
Entre 21 de agosto e 21 de setembro, Fábio Salmeron irá levar a mostra InanimaDor, para a cidade de Aracaju, a convite da diretoria artística do Cultart – Centro de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Sergipe, que consta de uma videoinstação, juntamente com as 42 imagens em fotoframe, ambas as obras em dois espaços distintos da galeria.
No mês de setembro a mostra InanimaDor ficará em exposição na galeria Canizares – UFBA, onde o artista irá criar uma estética única utilizando as paredes da galeria como se estivessem vivas, pulsando, provocando intensas sensações no espectador.
Em paralelo aos trabalhos já divulgados, Salmeron está desenvolvendo diversas obras em fotografia, vídeos e instalação, alguns deles já inscritos em importantes seleções artísticas nacionais e internacionais.