A mostra Carne Corpo Cidade do plástico paraibano Erickson Brito, será aberta amanhã, quinta-feira (30), à visitação com coquetel para convidados na Galeria de Arte Nino Nogueira, no Rio Vermelho, em Salvador. Os trabalhos poderão ser visitados até 15 de novembro com entrada franca. O artista plástico e designer Erickson Brito já expôs em diversas cidades do Brasil e América Latina, entre mostras individuais e coletivas. Suas obras podem ser encontradas tanto na Av. Beira Mar (orla da sua cidade natal João Pessoa) quanto como parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), no Recife.
Em Carne Corpo Cidade, o artista discute o espaço público e a relação entre o homem e a cidade. O trabalho é composto por 30 peças em aço e reúne obras de diversos períodos do artista, entre esculturas em aço, objetos e caixas de vidro. São trabalhos de diversas técnicas, mas que se complementam, nessa mostra, para formar uma linguagem única da obra desse artista, cuja pesquisa, no meio acadêmico, se concentrou na temática urbana através de uma abstração e linguagem que se aproximam do Construtivismo.
Recentemente, Erickson Britto completou 30 anos de produção e percorreu diversas cidades do Brasil com uma grande mostra de obras de diversos períodos e com um tema único trazendo a cidade como reflexão. Naquele mesmo período, recebeu o prêmio Jackson Ribeiro da Prefeitura de João Pessoa, para construção de uma obra pública de grande dimensão, instalada atualmente na Av. Beira Mar, na famosa Praia de Tambaú. A obra se chama Saudação ao Sol e é composta por seis totens vermelhos confeccionados em aço cortem.
CARNE CORPO CIDADE
A representação do corpo, na arquitetura, é uma espécie de código que deve ser lido ou entendido como uma tentativa de responder a busca da identidade. Nesse sentido, é preciso estar consciente de que um dos signos mais claros da identidade pessoal é o corpo humano que, portanto, funciona como uma metáfora fundamental no contexto da construção social. Muito mais que um mero organismo físico ou material simbólico, o corpo pode ser compreendido como uma espécie de código para situar-nos no mundo e nos ajudar a entender quem somos.
As formas dessa série de esculturas permitem-nos uma leitura metafórica desse grande corpo/cidade. Elas nos falam da subtração de parte dessa arquitetura; daquela fatia de indivíduos muitas vezes excluídos desse processo de construção ou transformação dos grandes centros.
Carne Corpo Cidade é o resultado de um processo de observação, desse diálogo entre o homem e o lugar; um processo entre o fazer artístico e o instrumental teórico, baseado nas pesquisas, ideias e reflexões sugeridas nos conflitos diários, esculpidas no aço.
Desse modo, os seres humanos constroem, em cada momento, as cidades e os edifícios segundo a própria imagem, e utilizam a casa como elemento fundamental para construírem-se como indivíduos e como grupo.
A mostra tem a Curadoria de Ricardo Biriba, e o catálogo traz textos assinados por Vera Barros, pelo Crítico Ricardo Resende, Osvaldo Gouveia, Janete Costa eRoberto Burle Marx.
SERVIÇO:
O que: Exposição CARNE CORPO CIDADE – ERICKSON BRITTO
Quando? 30/10/2014 – 19h
Período da Mostra: 30/10 a 15/11
Horário: Segunda a sexta (9 às 19h), Sábados (9 às 14h)
Onde? Galeria de Arte Nino Nogueira (Rua da Paciência, 295, Rio Vermelho)
Informações: (71) 3334-6760