Aminthas Angel é um querido soteropolitano, assim como eu, porém daqueles que para mim são ainda mais originais, pois nasceu na cidade baixa da nossa São Salvador e que desde 2009, ingressado na carreira diplomática, conduz em simultaneidade à carreira artística.
Posso considerar que ele é nosso Vinícius de Moraes, baiano, porque além de diplomata ele é compositor e cantor de belíssimas canções. Aminthas vem despontando no cenário artístico de Brasília há algum tempo, onde entre uma reunião e outra do Itamaraty, acaba de realizar o show de lançamento do seu primeiro CD.
Ainda estes dias, para meu orgulho, recebo uma mensagem deste amigo talentoso, através do facebook com a novidade de que está aqui na Europa de turnê, pois o seu sucesso já lhe fez estrear na Alemanha e segue estrada por algumas cidades europeias neste mês de novembro, entre elas Hamburgo e Bruxelas, esta última agendada para o dia 15 de novembro, na inauguração do Museu dos Instrumentos da capital Belga.
Aminthas tem carreira na música, pois ele participou, ainda na adolescência, do Coral da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (ACBEU) e, em seguida, do Coral do Teatro Vila Velha (Vila Vox). Simultaneamente, montou dois grupos musicais; um, autoral; outro, baseado em versões de Alceu Valença, Zé Ramalho, Beatles e Luiz Gonzaga. Participou do Grupo Somos América, cantando em espanhol e recitando poemas hispano – americanos em português.
Hoje, tem escritas mais de 170 canções, que vão do samba de roda e do ijexa ao rock n` roll e pop. Tem participado, freqüentemente em companhia de sua irmã, a cantora Deise Cardoso, de festivais e eventos variados Brasil afora. Recentemente, começou parceria, com o premiado poeta Jean Taruhn, colega de turma do Itamaraty, hoje servindo em Taiwan.
O músico acabou de lançar, em Brasília, seu CD de estréia, cuja canção “Laurinha” , já se encontra disponível no seu site. Convido a quem gosta de música de primeira qualidade, entrar no link : www.aminthasangel.com .
Confira ainda entrevista de Aminthas Angel para o Programa Palco, apresentando seu repertório autoral.