Na última quarta [5] o Teatro Castro Alves recebeu ilustres do cenário cultural baiano para receberem homenagens pela relevante atuação e contribuição à cultura baiana. Aos homenageados foram entregues comendas envolvidas por aplausos sempre calorosos da platéia. Entre os homenageados estavam nomes de personalidades e instituições como Jorge Amado, Gilberto Gil, Mãe Stella de Oxóssi e o Teatro Vila Velha.
A cerimônia contou com participações musicais de Carlinhos Brown, Rebeca Matta e um dueto com Saulo Fernandes e Laila Garin (a atriz que interpretou Elis Regina em Elis, A Musical). O espetáculo que reuniu homenagens, muita música e dança mostrou que a Bahia tem muito mais do que a gente acha que ela tem.
Além do aspecto incentivador, a Comenda busca, ainda, reconhecer os relevantes feitos para a cultura do estado. A indicação de nomes para receber a Comenda foi feita de forma democrática por toda comunidade cultural e a sociedade baiana, que enviou sugestões por meio de preenchimento de formulário online, totalizando 991 indicações. A seleção final foi realizada por comissão qualificada – a Comissão de Concessão da Comenda – com base nos nomes indicados. A Comissão é composta por representantes de proeminentes instituições culturais da Bahia, além da SecultBA.