Tatuagens: pele riscada e saudável

Ter uma tatuagem já foi um grande tabu no passado, mas, hoje rabiscar o corpo já faz parte de cuidados estéticos de muitos pacientes. Difícil é conhecer alguém que não tenha ao menos um registro na pele. Mas o que poucos sabem é que a tatuagem, tecnicamente falando, corresponde a uma ferida. Isso mesmo, uma forma de machucar a pele e, como tal, exige cuidados de higienização e na cicatrização. Fique atento à algumas recomendações para que transcorra tudo bem apos a realização de sua tatuagem.      

Higienize adequadamente A lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento e deve ser mantida enquanto a pele possuir casquinha e aspecto de ferida, o que pode se prolongar por até um mês. Evite lavagem intensa com bucha, por exemplo, no local ate um mês da realização. Use sabonete antisséptico como os que possuem base de Clorexidine, antes de trocar o papel filme.

Use a pomada corretamente – Ao sair do estúdio de tatuagem, o tatuador devera orientar quanto ao uso de uma pomada. Recomendo Bepantol Baby, essa devera ser usada ate três vezes ao dia, principalmente à noite, por um período que não ultrapasse 20 dias

Não prolongue o uso do filme plástico – O papel filme é imprescindível ser utilizado, visando sempre um bom resultado, mas, seu uso não deve ultrapassar 03 dias, pois, aumenta bastante o risco e infecções.

Não exponha o local ao sol – Depois de feita, muito querem exibir com orgulho sua nova tatu, mas, lembre-se, o sol pode ser um vilão. A radiação UV levara a tatuagem a perder sua coloração, ficando desbotada. Use sempre o filtro solar. A minha dica é que você dê preferência aos filtros de bebês, por terem um boa nível de proteção..

Nada de puxar a casquinha – NUNCA! A ferida cicatrizara naturalmente, não remova a casca, deixe a no local, isso assegurará o contorno do desenho.

Não coce o local da tatuagem – Após algumas horas a tatuagem provoca uma coceira normal na pele. Contenha-se! Caso isso se torne insuportável, procure um medico para ser avaliado. A dica é banhar a região com água fria corrente.

Nada de mar ou piscina – Estão proibidos os banhos de mar, piscina e exposição por pelo menos um mês após a tatuagem ter sido feita. Afinal, é um registro que você vai levar sempre consigo. Portanto, quanto mais mais cuidada, mais bonita ficará sua tatuagem.

Então, é só usar a criatividade e se cuidar bem!

Sobre Felipe Gois 3 Artigos
Felipe Góis, 27, é médico cirurgião geral, natural de Natal (RN). Tem interesse nas áreas de medicina estética e longevidade. Atua hoje em Salvador.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários