As empresárias Milena Giócomo e Aline Biliu, proprietárias da Miranda Estúdio, buscaram inspiração para as suas criações, em uma vila pequena no oeste da África, em Burkina Faso, nas pinturas desenvolvidas pelas mulheres do Tiébélé. Em um espaço circular com pouco mais de 1.2 hectares, moram as pessoas do grupo Kassena, que vivem praticamente isoladas do resto do mundo e mantêm uma identidade cultural bastante forte, distinta e histórica, parte disso traduzido nas paredes das casas.
Cada residência possui um certo padrão de pintura e cor, garantindo uma “cara” única para cada casa. Muitas delas não são habitadas por integrantes do grupo, mas por cadáveres. Os mausoléus ficam juntos às residências comuns e trazem sua própria beleza, também expressa por meio da pintura nas paredes.
Todos os anos, passado o período de chuvas, as casas são repintadas, com símbolos tradicionais da cultura Kassena e trazem seus próprios significados, além de representarem o dia a dia dos moradores.
“Esses símbolos são muitos e em cada parede decorada descobre-se uma nova lição, onde, de geração em geração, é costurada uma história milenar que sobrevive ao tempo, aos ventos e às chuvas” comentou Camila da Miranda. As peças foram apresentadas nesse domingo(21) na quinta edição do Biergarten Salvador, no Trapiche Barnabé e em breve estarão disponíveis na The Finds ou através do contato [email protected].