Ilê Aiyê participa pela primeira vez do Mercado de Artes Cênicas Africanas na Costa do Marfim

Mais antigo bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê embarca, no próximo mês, para uma viagem internacional a destino da Costa do Marfim, no continente africano. De 05 a 12 de março, a Band’Aiyê e dirigentes da entidade, dentre eles o seu presidente, Vovô, participam da 9ª edição do Mercado de Artes Cênicas Africanas (MASA).

O convite para participar do MASA surgiu durante uma visita do diretor do evento, Yacouba Konate, à Senzala do Barro Preto, na Liberdade, em agosto do ano passado. Impressionado com o trabalho realizado pelo Ilê Aiyê, Konate não titubeou e convocou a Band’Aiyê para fazer apresentações na abertura e no encerramento do festival. Apesar de ser a primeira vez que integrantes do bloco afro visitam a Costa do Marfim, o Ilê já esteve em outros países africanos, como Senegal, Angola e Benin.

Nesta edição, o MASA – que é realizado a cada dois anos em Abidjan, na maior cidade do país africano – traz como tema Reinventando a Arte do espetáculo. Mais de dois mil participantes, divididos em 100 grupos da África, América, Ásia e Europa, irão se apresentar nas cinco áreas artísticas do evento: dança, música, teatro, conto e comédia.

O Ilê Aiyê leva na bagagem toda sua história, tradição e beleza e irá mostrar, por meio do seu canto, dança e estética, toda sua luta pela valorização e inclusão da população afrodescendente, causa que, desde 1974, vem inspirando a criação de muitos outros grupos culturais no Brasil e no mundo. Além do Ilê Aiyê, o cantor e compositor Saulo representa a Bahia neste grande encontro, que é um dos mais prestigiados acontecimentos artísticos do continente.

 

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários