Pelo segundo ano consecutivo tive a oportunidade de conhecer uma festa com espírito e identidade brasileiros em solo norteamericano. A Lavagem da Rua 46, realizada no mês de agosto deste ano, chegou a sua sétima edição. Mais uma vez, mostrou a diversidade da cultura do Brasil em Nova Iorque, com muitas cores, cheiros, gastronomia e, claro, nossa música.
Mesmo levando um nome tão típico de uma festa realizada a centenas de anos em Salvador, a lavagem ganhou dimensões mais amplas de festa brasileira, justamente por reunir grupos de diversas localidades do país, de norte a sul.
As baianas seguiram pela Times Square abrindo o caminho com água de cheiro. Passistas do samba carioca distribuíam sorrisos e mostravam o ritmo genuinamente brasileiro. Grupos percussivos como o Batalá, sob a batuta do músico Giba Gonçalves, colocavam baianos e americanos para sacudir o corpo. Na ala do Forró, coordenada pelo cantor Del Feliz, os ritmo nordestino alegrava uma multidão que foi as ruas. Completava o cortejo, grupos folclórico do Rio Grande do Sul, capoeiristas, filhas de Gandhi, uma verdadeira festa da nossa miscigenação apresentada no mesmo lugar.
Como parte da programação da Brazil Week 2014, a lavagem contou ainda com show da banda baiana Alvanontê composta pelos cantores Magary Lord, Manno Goes, Jonga Cunha e Ricardo Chaves. O cantor Del Feliz recebeu como convidados os cantores França e Lucy Alves, finalista de The Voice Brasil. Agora, confira em nossa galeria de fotos, clicks exclusivos dessa farra brasileira em território gringo.