“O Olhar Material” : Loja e mostra de Bel Borba no Shopping da Bahia até 25 de abril

O Shopping da Bahia respira a arte do artista plástico Bel Borba em uma loja exclusiva na Alameda das Grifes, no jardim frontal do empreendimento, como também na ocupação de uma área imensa do seu estacionamento. A mostra “O Olhar Material”, fica aberta à visitação totalmente gratuita, até o dia 25 de abril.

Para este trabalho, Bel Borba mais uma vez inova, usando como matéria prima materiais inusitados, como fragmentos de barreiras de plástico de highways americanas, usados na obra “Deusa da Fertilidade” e “Baseball”, e aço proveniente de equipamentos de manutenção de uma plataforma marinha de petróleo, que podem ser vistos nas peças “Maré de Dragão” e “O dia em que terra parou”. Com o conceito de reaproveitamento de matérias primas e respeito aos recursos naturais, a exposição traz painéis e diversas esculturas, em  mais de 40  peças expostas  na mostra.
O Olhar Material por Bel Borba07

O artista também usa materiais provenientes de locais e objetos que suscitam a memória afetiva dos baianos. O concreto derivado da implosão e demolição do antigo estádio baiano de futebol, Fonte Nova, por exemplo, deu origem às obras “Boa Noite!” e “Aranha Mãe”. A madeira oriunda de fragmentos de saveiro – embarcação tradicional de carga na Bahia antiga, também é usada como matéria prima para as peças. Garrafas pet, fibra de vidro, retalhos de aço e sucata, materiais já tradicionais nas obras de Borba, também foram utilizados para compor as esculturas.

O Olhar Material por Bel Borba14

Segundo Borba, a intenção da exposição é incentivar o olhar ecológico no dia a dia, sensibilizando as pessoas a reaproveitarem tudo que possa ser reutilizado. Além de obras inéditas, o artista apresenta também coleções que já foram expostas em museus, parques e galerias de vários lugares do mundo, como na Times Square, em Manhattan, na Bienal de Esculturas de Montreux, na Suíça, e no parque Ibirapuera, em São Paulo. O Olhar Material por Bel Borba20

Izabel Ciacci
Izabel Ciacci

Para Izabel Ciacci, gerente de marketing do shopping, a parceria consolida o posicionamento do Shopping da Bahia como empresa “amiga da cultura baiana”. “Está em nosso DNA apoiar e valorizar a cultura da Bahia. E nós fazemos isso exatamente como essa cultura se manifesta: de forma plural e democrática. Por isso estamos junto ao Carnaval, por isso apoiamos o teatro, por isso valorizamos a memória de Jorge Amado e por isso estamos orgulhosos em receber a maior exposição de um dos ícones da arte em nossa terra”.

Uma exposição fotográfica sobre a carreira de Bel Borba, montada na Alameda Luis Gama, no 3º piso do shopping, mostra ainda os detalhes, a sensibilidade e as inspirações do escultor nas suas composições. Entre os destaques dessa sessão de fotos está um registro da icônica exposição de suas obras na Times Square, em Nova Iorque.

E para quem quiser levar um pouco da arte de Bel Borba para casa, contará com uma galeria que funcionará durante a temporada de exposição na Alameda das Grifes, 3º piso, com fotografias, gravuras, desenhos e pintura.

Bel Borba com equipe do marketing do Shopping da Bahia, Ivan Fidalgo, Izabel Ciacci e Mário Curvelo
Bel Borba com equipe do marketing do Shopping da Bahia, Ivan Fidalgo, Izabel Ciacci e Mário Curvelo

SERVIÇO:

O QUE: Exposição “O Olhar Material”, do artista baiano Bel Borba

ONDE: Shopping da Bahia, Salvador

QUANDO: Até 25 de abril

ENTRADA FRANCA

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários