O feriado hoje (20) é comemorado em memória às lutas contra a escravidão. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, que defendia o a população que ali vivia no século XVII contra as expedições militares que pretendiam resgatar os negros fugidos para novamente serem escravizados. A data, entretanto, deve servir como uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O dia em que não precisarmos de uma data especial para lembrar da luta dos negros na construção da nossa identidade nacional soltaremos fogos. Por isso, a luta continua.
Recentes casos de racismo ocorridos na Bahia e no Brasil provam que somos uma sociedade que ainda precisa evoluir muito. Alguém aí esqueceu da torcedora do Grêmio que chamou o goleiro Aranha de macaco? E as bananas jogadas para o baiano Daniel Alves? E a estudante da UFBA, Ana Paula Bispo, que sofreu discriminação e injúria racial em uma loja de departamentos em um grande shopping da cidade… Os casos se amontoam. Alguns ganham visibilidade. Outros, permanecem na escuridão. É preciso ter respeito. É preciso ter coragem. É preciso ter orgulho. E nossa galeria de fotos está repleta de personalidades orgulhosas da sua cor e da sua consciência negra. Valeu Zumbi!!
Confira uma galeria de fotos com negros de estilo e entrevista exclusiva com duas mulheres de garra e determinação, que sabem bem o que desejam e lutam por seus ideais:
A força expressiva de Negra Jhô
Rita Batista – Talento baiano de reconhecimento nacional