O assassinato de quatro crianças palestinas que jogavam bola numa praia de Gaza quando foram atingidas por dois mísseis israelenses. A partir desse fato real, acontecido em julho de 2014, o dramaturgo e diretor Martin Domecq escreveu e peça “GAZA2018”. O texto inédito que será apresentado na próxima segunda(15), às 20h, no Teatro Vila Velha, em Salvador, em leitura dramática que reúne 15 artistas, entre grandes atores do teatro baiano.
O texto narra a história de um grupo de quatro amigos sobreviventes desse massacre, que faz um pacto de buscar justiça para seus parceiros mortos. A peça percorre questões como a Nakba (êxodo palestino de 1948), a situação dos presos administrativos nas cadeias de Israel, as consequências do bloqueio econômico, as estratégias de resistências, os discursos propagandísticos da mídia hegemônica, o desespero e a esperança.
O elenco da leitura é composto de grandes nomes do teatro baiano, como Zeca de Abreu, Bira Freitas, Sonia Leite, Franklin Albuquerque, Rafael Medrado, Saulus Castro, Vado Souza, Sacramento, Gilberto Reys, Mauricio Pedreira, Giovanna Severo, Claudio Varela, Luiz Buranga, Gilmar Jr., Cell Dantas além da cantora e atriz Cris Vieira.
A apresentação conta ainda com projeções de imagens feitas na Palestina pelo fotógrafo e antropólogo baiano Rogerio Ferrari. A bilheteria é doada pela equipe em apoio à manutenção do Vila Velha.
SERVIÇO:
O QUE: GAZA2018 (Leitura dramática)
ONDE:Teatro Vila Velha,
QUANDO: Segunda(15), 20h
QUANTO: R$20 (inteira) e 10 (meia)