O embaixador da paz indiano Sri Sri Ravi Shankar desembarca em Salvador (BA) nessa sexta(16) para uma série de compromissos. O primeiro deles será firmado com o governador Rui Costa em um ato de assinatura – inédita da América Latina – do acordo de cooperação técnica entre a Arte de Viver e o Governo do Estado para início de um programa voltado para a redução do estresse de policiais baianos. O encontro, que será a portas fechadas, iniciará às 16h30.
“Há muito tempo estamos buscando instituições que proporcionem à nossa corporação algo que melhore o estado de vida do policial, de modo que os homens estejam mais preparados e menos estressados. O objetivo maior dessa parceria com a Arte de Viver é cuidar das pessoas, dos nossos policiais”, contou o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão.
Alguns deles inclusive já tiveram a oportunidade de participar de um curso piloto, realizado no último mês de novembro. “Os policiais estão bastante receptivos. Eles estão pedindo aos instrutores a continuidade dos exercícios. O objetivo agora é “abraçar” toda a corporação”, completa Brandão que comemora o sucesso de ações pioneiras no Estado como o projeto Smart Prison, de iniciativa da Arte de Viver, vem levando desde 2015 técnicas de respiração, meditação e yoga ao Conjunto Penal Feminino de Salvador.
Com ingressos esgotados, a partir das 17h30, do mesmo dia(16) Sri Sri Ravi Shankar promove uma apresentação gratuita na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) com vistas à condução de técnicas de meditação e respiração como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Essa é a sétima vez do humanitarista no Brasil, cumprindo agora agenda nas cidades de Recife(15) no Classi Hall e Rio de Janeiro(17) na Praça Mauá.
Sobre Sri Sri Ravi Shankar
Indicado ao Prêmio Nobel da Paz e considerado um dos homens mais influentes da Índia pela Revista Forbes, Sri Sri Ravi Shankar foi palestrante na Conferência de Cúpula pela Paz em 2000, no Fórum Econômico Mundial de Davos, no Parlamento Europeu e nas celebrações dos 50 anos das Nações Unidas. Presidiu a Conferência Internacional de Religiões em Kyoto, no Japão, e prestou assessoria à Universidade de Yale.
No ano passado, Sri Sri Ravi Shankar propôs ao presidente colombiano Juan Manuel Santos, à delegação de paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) e às vítimas do conflito armado a adoção do princípio gandhiano de não violência. Defendeu que não é preciso renunciar aos ideais de justiça social, mas sim buscá-los por meio da resistência pacífica. A intervenção do indiano foi decisiva para o acordo de paz na Colômbia.