Proteína mais abundante do organismo ( cerca de 30% ) o colágeno é responsável pela elasticidade e sustentação , pois compõe grande parte da estrutura dos tecidos conjuntivos, cartilaginosos e fibrosos como pele, músculos, vasos sanguíneos, unhas, cabelos, dentes, ossos, tendões, articulações e do líquido sinovial que envolve as articulações, entre outros.
Até ai tudo bem… A questão começa a complicar quando pessoas ingerem colágeno achando que vão absorvê-lo de forma direta, ou pior consumindo grandes quantidades de gelatina com a mesma intenção. Entenda como realmente acontece: como toda proteína, o colágeno é degradado sob forma de aminoácidos e esses aminoácidos podem formar QUALQUER outra proteína e não especificamente colágeno .
Então não adianta ingerir colágeno? Se sua escolha for a gelatina industrial ESQUEÇA!! Essas gelatinas são misturas de açúcar e corantes artificiais e a quantidade de proteína é muito baixa cerca de 0,76 a 2g. Sob a forma de colágeno hidrolisado as coisas melhoram um pouco… Estudos demostram que a ingestão de 10g aumentam as concentrações sanguíneas dos aminoácidos que formam o colágeno e assim aumentam a POSSIBILIDADE de produzi-lo. Converse com sua nutricionista e veja as melhores formas da aumentar a produção de colágeno através de uma alimentação equilibrada .