Existem janelas ideais? Segundo o arquiteto Christiano Ruvenal, existem, sim. O modelo “perfeito” varia do espaço, do estilo de vida do proprietário do imóvel e até mesmo da função que o imóvel desempenhe, se é doméstico ou comercial, por exemplo. Quem diria que simples ferramentas, aparentemente sem grande importância, podem deixar um espaço mais claro, mais arejado e até mesmo maior do que realmente é.
“Janelas servem para conectar o interior do imóvel com o exterior. Essa seria a principal função delas, mas existe uma série de outras. As janelas favorecem ventilação e o acesso de luz natural”, nos explicou o jovem profissional, que dá, abaixo, mais algumas dicas que levam em conta eficiência energética, estética e o material usado na produção para escolher a “janela perfeita”.
FATORES NATURAIS – A janela protege o interior dos cômodos das intempéries do clima, então, considerar fatores naturais externos se torna importante e ajuda o cliente a economizar dinheiro. “Hoje, existem marcas com excelente desempenho no que diz respeito a isolamento, com vidros duplos, que proporcionam economia energética de até 80%, já que evita as trocas de calor com o exterior”.
MATERIAL – “O material utilizado na moldura da janela também conta muito, já que, atualmente, podemos apostar em madeira verde, que além de sustentável e renovável, é incrivelmente durável”, destaca.
ESTÉTICA – Claro que, além da funcionalidade, deve-se levar em consideração que a janela faz parte do ambiente, então, tem que se integrar ao ambiente de maneira natural, mantendo-se fiel à arquitetura.
SEGURANÇA – O arquiteto ressalta a importância de buscar recomendações e considerar requisitos de manutenção. “O cliente deve se certificar de que o fornecedor é seguro e confiável, já que a janela também pode ser entendida como um item de segurança na casa”, explica.
MANUTENÇÃO – Quanto à manutenção, alguns materiais são mais indicados, como alumínio e PVC, de fácil manutenção e, portanto, com um menor custo a longo prazo. “Claro que o material vai ser escolhido baseado em outras questões, como estilo do imóvel. Uma casa mais rústica, por exemplo, pode ficar mais harmoniosa com janelas de madeira, que tem suas vantagens e desvantagens em relação às outras”, destaca Christiano.
CUSTO BENEFÍCIO – O arquiteto reforçao que menor preço inicial nem sempre é vantagem. “Janelas de aço, por exemplo, oferecem uma vantagem industrial, pois tem resistência e durabilidade, mas são consideradas as de menor índice de eficiência de energia.