Riachão, um dos maiores compositores de samba da Bahia, responsável por mais de 500 composições, sobe ao palco da CAIXA Cultural Salvador para quatro apresentações, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro. A temporada marca a passagem pelo Dia do Samba, comemorado em 2 de dezembro, uma vez que o espetáculo homenageia os 95 anos deste sambista que há mais de sete décadas encanta o povo baiano e brasileiro com a sua obra e entusiasmo, ainda hoje surpreendendo o público com sua vitalidade em cada uma das aparições que faz.
O espetáculo “Riachão – 95 anos de samba”, que tem realização assinada pela Trevo Produções, chega a Salvador após passar pelas de cidades de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, num total de 10 apresentações neste ano. Nesta turnê, o compositor se apresenta com a banda Bambas de Sampa, formada em 2014 exclusivamente para acompanhar o Mestre Riachão em uma apresentação. Formado por novos talentos da cena musical de samba em São Paulo, o grupo, desde então, vem acompanhando o artista em diferentes projetos.
Com 96 anos completados no último dia 14 de novembro, Riachão leva ao palco um repertório que confirma a grandeza e importância da sua obra. Com canções gravadas por nomes de peso da música brasileira, de Beth Carvalho a Cássia Eller, o artista escolheu composições que fazem um recorte da sua trajetória, com títulos como a clássica “Chô Chuá” e “Eu sei que sou malandro”, incluindo “Retrato Fiel da Bahia” e “Fala Cavaco”. Ao todo, são 13 músicas entre muitos aplausos.
Um dos destaques do repertório é uma canção inédita que ele gravou especialmente para este momento da sua carreira, “Se Deus quiser vou chegar até 100”. Lenda viva do samba, sempre com sua boina branca na cabeça, toalha no pescoço (hábito herdado da capoeira) e disposição invejável para sua idade, Riachão distribui alegria em cada uma das suas interpretações e recebe de volta do público o mesmo sentimento, que agradece ao vê-lo no palco celebrando sua obra em vida.
Paulinho Timor, do grupo Bambas de Sampa, fala sobre tocar com Riachão: “Se o samba tem 100 anos, Riachão só perdeu 5 deles. Aos 96 anos de idade, Rei Riachão ainda esbanja vitalidade. Com seu jeito único de compor e cantar, ele mostra, nesse espetáculo, além de seus maiores sucessos, músicas inéditas feitas no decorrer dos anos”, comemora.
SERVIÇO:
O QUE: Riachão – 95 anos de Samba
ONDE: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA))
QUANDO: 29/11 a 2/12/2017 (quarta-feira a sábado) às 20h
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 80 minutos
QUANTO: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)